Conheça os benefícios da natação para a qualidade de vida

Vida Saudável

Encontrar uma atividade física que seja prazerosa e que traga benefícios para o corpo é muito importante para quem deseja ter uma vida saudável. A natação e qualidade de vida andam lado a lado, sendo que a prática desse esporte traz diversos elementos bons para o cotidiano dos praticantes.

A natação é uma atividade que traz prazer, com baixo risco de lesões e que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Desse modo, é interessante incentivar os filhos a praticá-la desde cedo, assim como é essencial que você separe tempo para nadar e cuidar da sua saúde.

Neste artigo, apresentaremos alguns benefícios que a natação traz para a qualidade de vida e como você e sua família podem aproveitá-los. Continue a leitura!

Auxilia na prevenção e no tratamento de doenças

Um dos principais benefícios desse esporte é o auxílio na prevenção e no tratamento de doenças. Os movimentos dos braços, pernas e tronco, junto ao trabalho respiratório, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração e diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares. Isso acontece porque a capacidade de bombear sangue pelo corpo aumenta, o que também estimula a circulação sanguínea.

Além do coração e da circulação, essa atividade também é muito importante para o sistema respiratório. Por ser praticada em um ambiente úmido, ela pode ajudar a reduzir e prevenir os sintomas de asma e bronquite, por exemplo. Desse modo, ela é muito indicada para quem precisa tratar essas dificuldades respiratórias.

O nado também contribui com o fortalecimento dos músculos do tórax, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões por meio da prática de exercícios de respiração — e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

Reduz o risco de diabetes e melhora o colesterol

Os exercícios aeróbios são muito bons para diminuir os índices de diabetes. Um treino intenso na piscina pode queimar até 700 calorias, reduzindo, aproximadamente, em 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2.

Outro fator que é benéfico para o praticante é o controle do nível de colesterol. Esse exercício é capaz de balancear os níveis de gordura no organismo, aumentando o nível do HDL, o colesterol bom. Além disso, colabora com a manutenção da saúde das artérias.

Desenvolve a musculatura

Além de trazer diversos elementos positivos para o corpo, a natação é um esporte completo porque movimenta e exercita quase todos os grupos musculares ao mesmo tempo, algo que não acontece em outras modalidades. Desse modo, ela colabora com o desenvolvimento e a definição da musculatura dos membros superiores e inferiores, do peitoral, das costas e do abdômen.

O fortalecimento dos músculos da região central do corpo ajuda a melhorar a capacidade de realizar esforços físicos, auxilia o equilíbrio e também colabora para a manutenção da postura correta. Além desses aspectos, são desenvolvidas a resistência, flexibilidade, mobilidade e elasticidade — elementos importantes para as atividades físicas.

Não compromete as articulações

Uma das preocupações com as atividades físicas durante a infância e em outras fases da vida é o prejuízo que elas podem trazer para as articulações e outras partes do corpo. Esse esporte, por ser praticado na água, é um exercício de baixo impacto e que facilita a prática constante sem grandes riscos de lesão.

A água não exige das articulações o mesmo que uma sessão de corrida, por exemplo. Dentro dela o peso do corpo é menor e os movimentos são realizados de modo mais fluido, por isso, a natação pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e por toda a vida, sob supervisão de um profissional.

Colabora com a autoestima

A qualidade de vida de uma pessoa pode ser impactada de forma positiva com a prática regular da natação. Esse tipo de exercício produz hormônios como serotonina, endorfina, ocitocina e dopamina, elementos fundamentais para a autoestima de uma pessoa.

Sendo assim, quem nada pelo menos três vezes por semana, em torno de 45 a 60 minutos, consegue adquirir um bom condicionamento físico e estimular a produção desses hormônios. Além disso, as aulas de natação costumam acontecer em grupos, o que possibilita novas interações e, quem sabe, amizades — outro aspecto que ajuda a levantar a autoestima.

Favorece a memória e concentração

O nadar não traz benefícios apenas para a parte física, mas também ajuda nos aspectos mentais. Praticar esportes com intensidade moderada ajuda a melhorar a atividade cerebral, contribuindo em aspectos como memória e concentração.

As atividades físicas regulares aumentam a produção e a liberação de serotonina e endorfina pelo organismo, deixando o cérebro de seus praticantes em estado de alerta e mais concentrado. Isso é importante para melhorar a produtividade no trabalho, nos estudos e em tarefas simples do cotidiano.

Além disso, a atividade aeróbica favorece a oxigenação do corpo, sendo que o cérebro é beneficiado pelo aumento da atividade intelectual, o que também potencializa o raciocínio.

Colabora com o emagrecimento

Ainda que o esforço de um nadador não aparente ser tão pesado quanto o de um atleta de musculação, uma aula de natação pode queimar, em média, de 500 a 600 calorias por hora. Para que o gasto calórico seja ainda maior, é interessante revezar os estilos de nado, pois isso proporciona diferentes estímulos cerebrais e não permite que o corpo se acostume com o exercício.

Como a água é cerca de 800 vezes mais densa do que ar, ela exige que o nadador faça um esforço muscular e respiratório maior do que um corredor, por exemplo. Sendo assim, o aumento no gasto calórico provocado por essa atividade, junto a bons hábitos alimentares facilita o processo de emagrecimento, trazendo resultados legais para quem deseja perder peso.

Neste artigo, apresentamos como natação e qualidade de vida se relacionam e como essa atividade é importante para quem a pratica. É fundamental colocar esse exercício na rotina de toda a sua família, pois ele traz vantagens para crianças, adultos e até mesmo idosos. Com o acompanhamento profissional, é possível garantir os benefícios da natação para a saúde familiar.

Gostou de aprender um pouco mais sobre este tema? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que traz 6 dicas de como respirar na natação para melhorar o desempenho no esporte!

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