O que é e quais os benefícios da natação adaptada?

Competições

A natação é um esporte que pode ser adaptado a diferentes tipos de necessidades, tanto físicas quanto psicológicas. Esse esporte estimula todas as partes do corpo, além, é claro, de fortalecer os músculos e o sistema cardiorrespiratório — é justamente por todos esses motivos que a natação é uma das atividades mais recomendadas para pessoas com deficiência.

Neste artigo, nós explicaremos o que é, como funciona e quais são os benefícios da natação adaptada aos indivíduos com necessidades especiais. Quer saber mais? Então, continue com a leitura!

O que é natação adaptada?

Como dissemos, a natação adaptada é a modalidade desse esporte destinada às pessoas com necessidades especiais tanto físicas como psicológicas. Esse tipo de natação pode ser praticado por adultos e crianças.

Quem porta algum tipo de deficiência tem muita dificuldade em encontrar um esporte para praticar, pois são poucas as academias que oferecem espaços adaptados para esse tipo de público, além de haver poucos profissionais capacitados a conduzir uma aula de atividade física com uma pessoa especial.

A natação é ideal para esse tipo de público porque, dentro da piscina, o indivíduo não corre o risco de cair ou se machucar. Além disso, as aulas são totalmente lúdicas e promovem o desenvolvimento motor e mental.

Como são as aulas de natação adaptada?

As aulas podem acontecer em grupo ou individualmente, dependendo muito do tipo de deficiência de cada pessoa. Não existe um modelo padrão de aulas de natação adaptada, pois cada aula é desenvolvida especialmente para um grupo, pensando na necessidade de cada aluno.

No início, a natação adaptada conta com a utilização de alguns equipamentos, como boias e pranchas, para que o aluno ganhe confiança dentro da água. À medida que ele começa a ficar mais confortável na piscina, as aulas começam a correr com maior liberdade e sem tanta ajuda do professor.

Os alunos mais aplicados encontram na natação adaptada um esporte para a vida toda, podendo desenvolver nela, também, a sua profissão.

Quais os benefícios da natação adaptada?

Terapêuticos

A natação promove o fortalecimento de músculos fraquejados, o aumento da resistência física e a reeducação de músculos paralisados. Além disso, ela melhora a circulação e a coordenação motora e ajuda na postura. É por isso que as pessoas deficientes que praticam natação sentem menos dores e sofrem menos espasmos musculares.

Físicos e fisiológicos

Assim como todos os esportes, a natação adaptada ajuda na perda de peso. Para uma pessoa deficiente, essa é uma vantagem muito importante, pois, quanto mais leve essa pessoa for, mais facilidade ela terá para se movimentar. A água aquecida promove o relaxamento dos músculos, e as quatro posições do nado proporcionam um aumento na amplitude das articulações.

Psicossociais

Muitas pessoas com deficiência têm dificuldade em se integrar à sociedade e, por isso, sentem certa rejeição. A aula de natação é o ambiente perfeito para conhecer mais gente e fazer amizades. Durante as aulas, os alunos se esquecem de seus problemas e apenas aproveitam o momento da melhor maneira possível. Tudo isso proporciona bem-estar, relaxamento muscular e aumento da autoestima.

Como dissemos, não são todas as academias que têm a estrutura adequada para as aulas de natação adaptada. Por isso, é de extrema importância que você procure por um local adequado e com um programa de natação personalizado, que realmente se adéque às necessidades das pessoas deficientes.

Gostou de aprender sobre natação adaptada? Gostaria de ler mais textos como este? Então, siga-nos no Instagram, Facebook, YouTube e Twitter para não perder nenhuma das nossas postagens!

Não existem comentários, envie o seu