Nadar no inverno? Descubra os benefícios para sua saúde

Você Sabia?

Você já teve vontade de nadar no inverno? Na estação mais fria do ano, muitas pessoas tendem a evitar a prática de esportes, especialmente os aquáticos. Elas abandonam as piscinas por um longo período, sem saber que pode ser um erro deixar a natação de lado por conta da baixa da baixa temperatura.

Nadar em épocas frias pode trazer muitos benefícios e, ao suspender a natação, a pessoa deixa de aproveitar inúmeras vantagens físicas e psíquicas. Quer saber como esse esporte pode fazer bem à saúde durante o inverno? Confira a seguir os pontos positivos de nadar no inverno e os principais cuidados que deve adotar antes de entrar na piscina.

Benefícios da prática da natação no frio

Saúde respiratória

Com a chegada do inverno, é comum que surjam problemas respiratórios como resfriados e gripe, além que ocorrer o agravamento dos sintomas em quem tem asma ou rinite. A natação entra em cena para minimizar e prevenir esses problemas. Isso ocorre pelo fato de que o esporte potencializa a força dos músculos torácicos, o que promove a elasticidade e aumenta o volume dos pulmões, elevando consequentemente a capacidade que a pessoa tem de absorver oxigênio.

Auxilia no controle de peso

Esse esporte é uma das melhores práticas para queimar calorias e controlar seu peso. A perda das calorias dependerá da intensidade e frequência das sessões de nado. Como o inverno é uma estação que as pessoas comem mais e reduzem a prática das atividades físicas, é muito importante continuar praticando o exercício para ficar em dia com a balança.

Alivia as dores

Muitos indivíduos que sofrem com dores nas costas podem aliviar esse problema com a natação. Quando se está dentro da água, é possível tirar peso da coluna e se exercitar sem forçá-la. Esse esporte também ameniza dores musculares, melhora a articulação e a musculatura do corpo, bem como viabiliza o ganho de potência e flexibilidade dos músculos. Tudo isso contribui para que as dores nas costas sejam reduzidas ao longo do dia.

Melhora o condicionamento físico

Como a água é cerca de 12 vezes mais densa do ar, exercitar-se debaixo da água ajuda no ganho de resistência e força de diversos músculos do corpo, como a lombar, pernas, costas, abdômen, braços, panturrilhas, entre outros. Como se não bastasse, aumenta a energia e disposição, independentemente da temperatura.

Fortalece o coração

A saúde cardiovascular também ganha com a prática de natação! Quando você associa o controle a respiração com os movimentos corporais, é possível fortalecer a musculatura cardíaca e eliminar a gordura existente ao redor do coração. Isso deixa o órgão mais forte e reduz a ocorrência de doenças cardíacas.

Aumenta a qualidade do sono

Muitas vezes a insônia está diretamente ligada à rotina estressante e tensão do dia a dia. A natação pode ser uma forte aliada nesse sentido, pois ajuda a atenuar o estresse do corpo, já que proporciona relaxamento muscular e alívio de dores. Em função disso, quem nada costuma ter melhores noites de sono.

Os cuidados necessários ao nadar no inverno

O cuidado a ser tomado antes de entrar na piscina é com o choque térmico, que é a mudança rápida de temperatura no corpo. Quando você nada no inverno, é preciso ser cauteloso para não entrar em uma piscina gelada quando você está com o corpo quente.

Para solucionar esse problema você deve priorizar a natação em piscinas de ambiente fechado, além de usar a roupa adequada, especialmente em piscinas que não são aquecidas.

Fique atento! A prática da natação em si já traz muitos benefícios para as pessoas, entretanto, nadar no inverno pode fornecer ainda mais vantagens para o nadador. Mas é muito importante tomar cuidado com sua temperatura corporal e usar a roupa certa para o esporte.

Outro cuidado fundamental consiste em contar com a orientação de um bom profissional durante os treinos de natação. No mais, esqueça o mito de que nadar no inverno faz mal. Pelo contrário! Deixar de nada é que pode mandar por água abaixo os resultados que você alcançou em outras épocas do ano. Ou seja: mergulhe nos benefícios desse esporte de janeiro ou janeiro, faça frio ou calor!

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