História da natação: veja como o esporte evoluiu ao longo do tempo!

Você Sabia?

O ato de nadar existe há milhares de anos. Muitas pessoas encaram essa atividade como um hobby, enquanto outras participam de campeonatos oficiais e ganham a vida fazendo isso. Sem contar que ela tem uma grande utilidade para diversas profissões, como salva-vidas, bombeiros, marinheiros, pescadores etc.

Mas você sabe como a prática surgiu e se tornou uma das modalidades mais apreciadas mundialmente? Foi pensando nisso que decidimos criar este artigo com o resumo da história da natação. Continue a leitura e aprenda várias curiosidades sobre o esporte mais completo de todos!

Como a natação surgiu?

A natação acompanha o homem desde que o mundo é mundo. Nadar é um instinto básico que está diretamente ligado à evolução humana, então não é possível dizer com precisão quando essa atividade foi praticada pela primeira vez.

No entanto, existem relatos históricos muito antigos que citam a importância da natação. Os primeiros registros dessa atividade foram encontrados em pinturas rupestres de cerca de 7 mil anos atrás, e as primeiras referências escritas são de mais de 4 mil anos atrás.

No Antigo Egito, por exemplo, os filhos dos nobres davam suas primeiras braçadas ainda muito novos. Na Grécia Antiga, muitos nadavam para alcançarem o físico perfeito — posteriormente, a natação passou a fazer parte das olimpíadas gregas. Já em Roma, saber nadar era pré-requisito para se tornar soldado.

Como a natação se tornou um esporte olímpico?

Após as olimpíadas gregas, demorou bastante tempo para que a natação voltasse a ser considerada um esporte. O primeiro torneio oficial aconteceu em 1858, na Austrália. Dez anos depois, Inglaterra e Estados Unidos promoveram seus primeiros campeonatos nacionais.

O esporte só se popularizou em 1896, ano do surgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. A primeira edição do evento foi realizada em Atenas, na Grécia, e contou com provas de 100 m, 500 m e 1.200 m livres em águas abertas.

No Brasil, o marco da oficialização da natação como esporte foi a fundação da União de Regatas Fluminense, em 31 de julho de 1897. O primeiro campeonato em território brasileiro aconteceu já no ano seguinte, com uma prova masculina de 1.500 m nado livre.

Quais são as maiores curiosidades da natação?

Todo esporte é cheio de marcos históricos que servem de inspiração para jovens atletas, e não é diferente com esse que é a estrela do nosso post. Confira as curiosidades mais interessantes sobre a história da natação:

  • em 8 de abril, comemora-se o Dia da Natação e o Dia do Correio — os Correios patrocinaram a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de 1988 até 2019;
  • a natação é a única atividade física que os especialistas recomendam para crianças com menos de 3 anos de idade;
  • o primeiro campeonato da modalidade, realizado na Austrália, teve uma prova de 440 jardas — o equivalente a pouco mais de 400 m;
  • as competições em piscinas só começaram na década de 1930, com apoio da Federação Internacional de Natação (Fina);
  • a primeira competição de natação para mulheres ocorreu em 1912, na Suécia, e a primeira campeã foi a australiana Sarah Funny Durack;
  • o norte-americano Michael Phelps desistiu de se aposentar após as Olimpíadas de Londres 2012 e foi para a Rio 2016, edição em que se tornou o atleta com mais medalhas conquistadas — foram 28 no total, em cinco participações olímpicas.

A história da natação é tão interessante quanto cair na água e começar a nadar. Essa é uma das atividades mais benéficas para o corpo humano, pois promove a melhora da respiração e da circulação sanguínea, ajuda a prevenir lesões e fortalece os músculos. Se você ainda não pratica, não perca mais tempo!

Achou as informações interessantes? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos também possam aprender sobre a história da natação.

Não existem comentários, envie o seu