Saiba agora mesmo como escolher óculos de natação

Dicas

É fundamental que todos os praticantes de natação saibam como escolher o óculos de proteção adequado, pois, além de influenciar no desempenho do atleta, o uso dos óculos preserva a saúde dos olhos.

O grande problema é que muitas pessoas acham que óculos de natação são todos iguais e, por isso, acabam errando na hora da compra. Neste texto nós explicaremos a importância dos óculos para os nadadores e daremos dicas que vão te ajudar a escolher o melhor óculos de natação.

Quer saber mais? Então continue com a leitura!

Qual a importância dos óculos?

Em primeiro lugar, é fundamental que todos os iniciantes na natação estejam conscientes da necessidade de utilizar esse equipamento que pode parecer tão simples e dispensável. Os óculos de natação são desenvolvidos especialmente para proteger os olhos de componentes químicos, como por exemplo, o cloro presente nas piscinas.

O óculos também apresentam a funcionalidade de fornecer mais conforto ao nadador durante a prática do esporte. Por essa razão, os óculos devem ter qualidade, a fim de garantirem uma atividade mais prazerosa e confortável, afinal, os bons materiais tendem a oferecer maior resistência e melhor ajuste.

Como escolher o modelo ideal?

Entenda a finalidade de cada tipo de óculos

O primeiro passo para escolher os melhores óculos de natação consiste em entender a finalidade de cada utilização, até porque há modelos de óculos mais adequados para cada tipo de atividade. Saiba como diferenciar os óculos ideais para cada proposta esportiva:

  • competição: escolha um perfil mais baixo, ou seja, o espaço entre a borda e a lente é menor, o que gera menos atrito em contato com a água, garantindo melhora no desempenho;
  • treinamento: se você já chegou nesta etapa da natação saberá que as ventosas maiores são mais confortáveis para longas horas na piscina.
  • lazer: são funcionais e utilizados para momentos de diversão. Seu objetivo é garantir o prazer da prática esportiva com uma boa vedação e conforto;
  • águas abertas: o tamanho da lente é maior em relação a outros modelos, assim é garantida uma visão mais ampla do ambiente.

Avalie a frequência da prática de natação

Também é recomendável avaliar a frequência com que a atividade é praticada. O número de vezes que você se aventura nas águas determina qual o seu nível na natação e qual óculos é mais indicado. Por exemplo: uma pessoa que nada uma vez na semana é um nadador ocasional, quem nada até duas vezes na semana é um nadador regular e um nadador intensivo é aquele que nada mais de três vezes na semana.

Se você é apenas um nadador ocasional e não pretende participar de competições, então você não precisa investir em um óculos de natação voltado para profissionais. No entanto, se você é um nadador regular ou intensivo e pretende melhorar o seu desempenho nas águas, então vale, sim, a pena comprar um óculos mais completo e moderno.

Observe a fixação

Depois de considerar a frequência da prática de natação, é necessário checar o ajuste do óculos. É importante que eles fiquem bem fixados ao seu rosto, de maneira que permaneçam firmes sem precisar segurar manualmente. Uma boa fixação também não deixará que água entre em contato com os olhos durante o treino.

A fixação do óculos é garantida pelas tiras de silicone e pela narigueira. Portanto, prefira os modelos que tenham tiras e narigueiras ajustáveis para que os óculos se acomodem ao seu rosto da melhor maneira possível.

Entenda sobre o tamanho

O tamanho precisa ser adequado para cada pessoa. Por isso, novamente é recomendável escolher modelos com tiras ajustáveis. Experimente, faça testes e veja se a adaptação é fácil, pois você pode encontrar dificuldades ao regular óculos molhados. Caso compre online, confira atentamente as informações sobre as dimensões, ajustabilidade e política de troca da loja.

Escolha a cor correta das lentes

A cor das lentes dos óculos de natação é um assunto tão importante quanto a vedação. Poucas pessoas sabem, mas existe uma cor de lente específica para cada tipo de ambiente. Por exemplo, se você vai participar de um campeonato em um local fechado ou gosta de nadar à noite, então a melhor opção é comprar óculos com lentes amarelas ou vermelhas.

Confira a seguir todos os tipos de lentes que existem e veja para qual situação cada uma delas serve:

·    cristal: proporciona uma visão clara e não muda a aparência das cores, é ideal para quem pretende usar o óculos em ambientes diversos;

·    amarela ou vermelha: essas lentes eliminam o azul do espectro de cores, o que significa que as imagens ficam mais claras e vivas. É ideal para ser usada em ambientes fechados ou com baixa iluminação;

·    lilás ou rosa: oferece maior contraste de cores em fundos verdes ou azuis. Essas cores são indicadas para ambientes mais abertos e luminosos;

·    azul: esta lente diminui o reflexo e, por isso, torna a visão mais confortável. Pode ser usada tanto em ambientes fechados quanto abertos;

·    fumê: diminui a luminosidade. Ideal para ser usada em ambientes abertos ou luminosos.

Além da possibilidade de escolher a cor das lentes, vale ressaltar que os óculos de natação também podem ter grau. Os óculos de natação oftálmicos são indicados para nadadores que sofrem de miopia, hipermetropia ou astigmatismo e, por isso, não conseguem enxergar direito.

Confira as tecnologias dos óculos

Ao contrário do que muitos acreditam, os óculos de natação são equipamentos essenciais na vida dos nadadores, principalmente dos atletas profissionais. Por conta disso existem tantos óculos com tecnologias surpreendentes. Confira algumas delas a seguir:

·    antifog: se os seus óculos de natação contam com tecnologia antifog, isso significa que eles têm uma aplicação que evita que as lentes fiquem embaçadas com o uso embaixo d’água.

·    mirror: além de deixar os óculos mais estilosos, o efeito espelhado reduz o reflexo das águas e melhora a visão.

·    proteção UV: lentes desenvolvidas com material que absorvem a luz UV e ajudam a reduzir os danos causados pelos raios ultravioletas. É recomendada para atletas que nadam a céu aberto, principalmente em praias. Existem óculos com proteção UV com lentes de todas as cores.

Qual a importância da procedência?

Óculos de baixa qualidade rapidamente quebrarão ou perderão a característica de ventosa, impedindo que sejam fixados no rosto. Nesse sentido, é fundamental obter esse produto com uma empresa que oferece qualidade.

Além disso, os óculos estarão em frequente contato com a água com teores de cloro e outros produtos químicos. Por isso, caso o material seja de má qualidade, a lente e a borda poderão se desgastar muito mais rapidamente, fazendo com que água entre em contato com os olhos enquanto você se exercita.

Independentemente da finalidade e ambiente, é essencial que seja adquirido um produto de qualidade. Para cada ocasião, sempre terá como escolher os óculos de natação que mais se encaixam em suas necessidades.

Agora basta levar em consideração todas as dicas citadas neste texto na hora da compra e você, com certeza, vai encontrar o óculos de natação perfeito para o seu caso.

Está interessado em comprar óculos de natação? Está procurando por uma loja confiável com produtos de qualidade? Então acesse o nosso site e encontre os óculos ideais para você!

Não existem comentários, envie o seu