Aprenda como limpar óculos de natação de forma correta

Dicas

Os óculos de natação são um equipamento fundamental para os nadadores, sejam eles profissionais ou amadores. Além de proteger os olhos contra o cloro presente nas piscinas ou o sal do mar, os óculos também melhoram a visão embaixo d’água. Não há como negar a sua importância, mas ninguém gosta de usar óculos de natação embaçados.

Quando estão embaçados ou sujos, os óculos dificultam a visão e, por isso, atrapalham o desempenho dos nadadores. Neste texto nós mostraremos como limpar óculos de natação e explicaremos por que eles embaçam.

Ficou interessado? Então continue com a leitura!

Por que os óculos de natação embaçam?

O que acontece com os óculos de natação é o mesmo fenômeno que deixa os vidros dos carros e os copos embaçados. Resumidamente, esses objetos ficam embaçados porque há uma diferença entre a temperatura interna e externa.

Levando o caso dos óculos como exemplo, o ar que entra em contato com a pele fica mais quente e se condensa ao entrar em contato com as lentes que estão frias por causa da temperatura mais baixa da água. Além desta questão física, o embaçamento também pode ser causado por outros motivos, como o acúmulo de sujeira e oleosidade nas lentes.

No entanto, até mesmo os óculos vendidos como anti-fog (ou antiembaçante) começam a embaçar com o passar do tempo. Isso acontece porque os óculos anti-fog têm uma película de proteção interna nas lentes que impedem que as gotículas de água se fixem no óculos. O grande problema é que essa película é muito sensível e sofre desgaste com o tempo. Em alguns casos, enxugar as lentes com uma toalha é o suficiente para danificar a proteção antiembaçante dos óculos.

O que fazer para desembaçar os óculos de natação?

Se você não tem um óculos de natação anti-fog ou se as suas lentes já estão danificadas, não se preocupe. Antes de comprar um par de óculos novos, você pode testar as dicas que nós citaremos a seguir. Confira agora o que fazer para evitar que os óculos de natação fiquem embaçados:

Use um spray antiembaçante

Como as lentes anti-fog são muito sensíveis, o mercado criou um spray que tem a mesma função da película protetora antiembaçante — no entanto, o seu efeito é temporário.

Antes de usar o spray, você precisa lavar as lentes dos seus óculos com água e sabão para tirar a oleosidade e permitir que o produto fixe adequadamente. Após a limpeza, basta borrifar o spray na parte interna das lentes quando elas ainda estiverem molhadas.

É recomendado que você enxague as lentes com água antes de colocar os óculos no rosto para evitar que a solução do spray entre em seus olhos.

Use produtos caseiros

Os seus óculos estão embaçando mas você não tem um spray antiembaçante em mãos? Não se preocupe, existem vários produtos fáceis de serem encontrados dentro de casa que você pode usar para conseguir um efeito similar.

Algumas pessoas, por exemplo, usam condicionador para bebês no interior das lentes, outras pessoas passam um pedaço de batata cortada e fresca nas lentes e ainda existem pessoas que usam creme dental. Os produtos são completamente diferentes mas a ideia é a mesma: todos os itens citados anteriormente criam uma camada protetora que evita que os óculos embacem com tanta facilidade. Só tome cuidado para não utilizar produtos abrasivos, capazes de causar danos permanentes nas lentes.

Use o método da saliva

É isso mesmo que você acabou de ler, muitas pessoas usam um método que envolve saliva para evitar que seus óculos fiquem embaçados. Por incrível que pareça, a técnica funciona e é muito usada, inclusive, por atletas.

Basta passar um pouco de saliva no interior das lentes e seus óculos vão demorar um pouco mais para embaçar. A saliva contém enzimas que impedem as gotículas de água de se fixarem nas lentes. Esta pode não ser a forma mais higiênica de lidar com o problema dos óculos embaçados, mas é, com certeza, a mais prática e econômica.

Refresque o seu rosto

Como nós já dissemos neste texto, um dos motivos para os óculos ficam embaçados é a diferença de temperatura entre o ar dentro das lentes e a água. Resolver este problema é muito simples: basta jogar água fria no rosto antes de colocar os óculos.

A única desvantagem é que esta técnica não dura muito tempo, já que que a temperatura do seu corpo voltará a subir assim que você começar a nadar e a se exercitar.

Como limpar os óculos de natação?

Os óculos de natação, principalmente aqueles com lentes anti-fog, são muito delicados e, por isso, precisam de cuidados especiais para que a sua vida útil seja prolongada.

O primeiro passo para higienizar os óculos é enxaguá-los com água filtrada e gelada após nadar em qualquer tipo de água. Tanto o sal quanto o cloro podem causar danos na película antiembaçante, portanto, trate de enxaguar seus óculos com água limpa após cada uso.

Agora é a hora de secar os óculos. Se você leu este texto atentamente então, certamente, você se lembra que nós dissemos que usar toalhas e os dedos para secar as lentes danifica o equipamento. O certo é deixar os óculos secarem naturalmente e fora da luz solar, pois o calor pode derreter as partes de silicone e trincar a lente.

Certifique-se de que seus óculos estão totalmente secos antes de guardá-los, caso contrário bactérias e fungos podem danificar o produto. Por último, mas não menos importante, guarde seus óculos de natação em uma embalagem protetora para evitar que elementos externos risquem as lentes.

Ao comprar um óculos de natação, procure por marcas de alta qualidade com modelos fabricados especialmente para atender o biótipo dos brasileiros, como os óculos que nós oferecemos. Tão importante quanto cuidar dos óculos corretamente é escolher um produto que seja, de fato, eficiente e melhore o seu desempenho nas águas.

Agora que você já aprendeu como limpar óculos de natação, os seus óculos, com certeza, durarão mais tempo e as suas lentes não embaçarão com tanta facilidade. Caso a película anti-fog dos seus óculos já estejam danificadas, use as dicas que nós citamos acima — ou então compre um par novinho em folha!

Você gosta de nadar? Está procurando por equipamentos para natação? Então acesse a nossa loja e conheça os nossos óculos de natação.

Não existem comentários, envie o seu