5 campeonatos de natação para você ficar por dentro do esporte

Competições

Você acompanha algum campeonato de natação? Para quem aprecia o esporte, é bastante interessante ficar por dentro das competições para entender como funciona o cenário competitivo. E isso vale tanto se você é um nadador profissional (um atleta) ou um atleta amador, que pratica a natação por lazer.

Como há muitos campeonatos que ocorrem ao redor do país e do mundo, neste artigo listamos e explicamos como funcionam alguns dos mais interessantes. Mergulhe nessa leitura e saiba mais!

1. Natação nos Jogos Paraolímpicos

Natação é um esporte presente nos Jogos Paraolímpicos desde os anos 60, sendo que o o programa atual dessa modalidade tem provas adequadas para nadadores que possuem qualquer tipo de deficiência e cada prova é separada em diferentes classes, de acordo com o nível de comprometimento dos competidores.

Nessa modalidade, não é permitido utilizar próteses ou outros equipamentos que auxiliem o atleta, salvo os denominados tappers, que são usados para tapear levemente as costas dos deficientes visuais quando eles estiverem próximos à borda da piscina.

2. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos

Também conhecido como Campeonato Mundial da FINA, o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos é um dos eventos mais importantes para os praticantes de modalidades esportivas na água, incluindo a natação, o nado sincronizado, o polo aquático e os saltos ornamentais.

O órgão que o organiza é a Federação Internacional de Natação (FINA) e nele é utilizada uma piscina longa, que tem 50 metros. Desde o ano de 2001, ele sempre ocorre no mês de junho, em anos ímpares (2003, 2005, 2007, 2009 e assim por diante) .

3. Campeonato Mundial de Natação da China

Chamado de Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta, ele também é organizado pela FINA. Os competiram nadam em uma piscina curta ou semiolímpica, que são aquelas com 25 metros de comprimento e 20 metros de largura.

A edição de 2018 foi a 14ª e ocorreu na China, quando o Brasil conquistou 2 medalhas de ouro e 6 de bronze. Essa competição ocorre nos anos pares, portanto. a próxima será no ano de 2020 e o local será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

4. Campeonato Brasileiro Infantil de Natação

As competições infantis também são importantes e merecem acompanhamento, pois se tratam de momentos em que as crianças estão ingressando no mundo desportivo e profissional, constituindo a base da natação brasileira.

Também conhecido como Troféu Maurício Bekenn, o campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), dura cerca de 4 dias e participam centenas de nadadores de 13 e 14 anos. É importante ressaltar que a disputa poderá influenciar na escolha do time da seleção brasileira juvenil que disputa na competição Sul-Americana.

5. Natação nos Jogos Sul-Americanos

A natação e a natação de águas abertas (que acontece em lagos, rios ou no mar) são duas das modalidades praticadas nos Jogos Sul-Americanos . Como o próprio nome indica, neles participam os países da América do sul e central, porém eles ocorrem a cada 4 anos. A última edição foi em 2018 e próxima será em 2022.

É interessante assistir aos campeonatos para ver o desempenho dos grandes atletas e pegar dicas para praticar do esporte, já que você estará presenciando a performance dos melhores nadadores do Brasil e do mundo.

Se você está começando a natação, leia já nosso artigo que traz as melhores dicas para os iniciantes no esporte!

Não existem comentários, envie o seu