Aprender a nadar adulto? É possível!

Dicas

Muitas pessoas acreditam que não é possível aprender a nadar adulto. Contudo, essa ideia não é verdadeira. Assim como em qualquer esporte, a natação também permite uma iniciação tardia, basta ter dedicação e vontade.

Existem algumas ações que podem ser feitas para potencializar o aprendizado e permitir uma evolução mais rápida. Quer saber o que você precisa fazer para aprender a nadar adulto? Então acompanhe o post, confira todas as nossas dicas sobre o assunto e arrase na piscina!

Por que existe a crença de que não é possível aprender a nadar adulto?

A facilidade que as crianças têm para adquirir conhecimento e colocá-lo em prática é um dos principais motivos para que se desenvolva a crença de que somente nessa fase da vida é possível aprender esportes mais complexos, como a natação.

De fato, a melhor idade para entrar em contato com qualquer modalidade esportiva é durante a infância, quando a criança está conhecendo e experimentando gestos motores diversificados, que serão armazenados na memória e utilizados sempre que uma situação exigir.

Isso, porém, não quer dizer que não é possível ter qualquer tipo de aprendizado na vida adulta. Pessoas mais velhas também podem adquirir conhecimentos variados, entretanto, haverá uma dificuldade um pouco maior para o cérebro assimilar a aprendizagem.

Quais as vantagens de aprender a nadar?

Agora que você já sabe que é possível aprender a nadar em qualquer idade, que tal conhecer as vantagens dessa modalidade? Confira a seguir!

O primeiro grande benefício de iniciar na natação é adicionar uma atividade física à rotina. A prática regular de exercícios físicos ajuda a manter doenças afastadas, melhora a saúde e promove uma sensação de bem-estar constante.

Além da melhora que a natação oferece à saúde, aprender a nadar adulto também proporciona uma sensação de superação. A pessoa passa a se sentir capaz de tentar muitas coisas que ela considerava inatingíveis.

O último benefício (entre muitos outros que existem) que separamos para você conhecer é a segurança que a aprendizagem da modalidade traz. Saber nadar pode ser decisivo para algumas situações de dificuldades.

O que fazer para aprender a nadar depois de adulto?

Se você entendeu as vantagens de aprender a nadar e ficou se perguntando qual é o próximo passo para cair na piscina, tenha calma, que vamos explicar.

O primeiro passo é encontrar uma escola de natação adequada. Antes de decidir o local, veja alguns pontos que você deve levar em conta para acertar na escolha:

  • prefira escolas de natação de fácil acesso (próximas à sua casa ou ao trabalho);
  • confira se os professores são profissionais formados e capacitados;
  • conheça o local e veja se você se sente à vontade.

Depois de encontrar o lugar ideal, é a hora de ir às compras. Para melhorar a sua performance e a sua autoestima, invista em roupas e acessórios de qualidade. Anote aí o que você precisa adquirir:

  • maiô ou sunga;
  • óculos de natação;
  • touca de piscina;
  • toalha e saída de banho;
  • nécessaire para banho.

Local de treino definido e mochila pronta! Agora é a hora de cair na água. Mas, antes disso, aí vão as nossas últimas duas dicas: a primeira é para convidar um amigo! Afinal, uma companhia nessa empreitada pode ser decisiva para se manter motivado durante todas as aulas.

Agora, se você não tem essa opção, confira a segunda dica: crie metas pessoais com a natação para se manter motivado. Assim, fica mais fácil e divertido alcançar os objetivos a cada aula.

A natação é um dos esportes mais completos, responsável por exercitar quase todos os músculos do corpo. Além disso, ela também auxilia na respiração, melhora o condicionamento físico e aumenta a disposição. Por esses motivos (e muitos outros), aprender a nadar adulto é uma excelente forma de melhorar a qualidade de vida.

E então, ficou animado para aprender a nadar agora mesmo? Bora fazer as compras para cair na água! Se quer ler mais um pouco, confira este post especial que preparamos para você acertar na escolha da sua roupa de natação!

Não existem comentários, envie o seu