Alongamento para natação: 5 opções para adotar na sua rotina de treinos

Dicas

Nadar é uma atividade que traz muitos benefícios para a saúde, tanto física quanto mental. Mas uma boa preparação é essencial para aproveitar ao máximo o tempo na água. O alongamento para natação é uma prática importantíssima para que esse exercício seja prazeroso e saudável.

Com o alongamento correto, é possível reduzir o risco de entorse articular, lesão muscular, problemas de postura na coluna. Ele também promove o desenvolvimento da consciência corporal e contribui com o fortalecimento dos músculos. Você pode se alongar de diversas maneiras, dependendo dos seus objetivos, condição física e necessidades.

Pensando nisso, apresentaremos 5 opções de alongamento para natação e como elas podem tornar essa atividade mais segura e prazerosa. Confira!

1. Braços

Antes de começar o alongamento, é interessante caminhar balançando os braços amplamente para aquecer de dois a três minutos. Depois disso, mantenha as costas alinhada, os braços esticados junto ao corpo e levante a parte de cima dos ombros em direção a cabeça até sentir uma leve pressão no pescoço. Fique nessa posição por cinco segundos e depois relaxe. Refaça o exercício por três vezes.

2. Ombros

Para alongar o ombro e parte das costas, você pode ficar em pé, com os joelhos levemente flexionados. Com a mão esquerda, segure a lateral do braço direito acima do cotovelo. Fique por 15 segundos nessa posição e depois faça o mesmo ritual com o outro braço.

Ainda para os ombros, os braços e o tórax, você pode entrelaçar os dedos atrás das costas e virar de modo devagar os cotovelos para dentro enquanto estica os braços. Mantenha essa posição por 15 segundos.

3. Quadril

Para alongar a parte superior de tendões e o quadril, segure a lateral do tornozelo com uma das mãos. Mantenha um dos antebraços em volta do joelho flexionado. Delicadamente, puxe a perna como um todo na direção do tórax. Fique 10 segundos nessa posição e depois execute o alongamento com a outra perna.

4. Coluna

Esse exercício deve ser feito sentado. Estique a perna direita e mantenha a esquerda flexionada, passando ela por cima da perna esticada. Depois disso, puxe o joelho na direção do quadril até sentir que está alongando e permaneça nessa posição por 10 segundos. Refaça o exercício com a outra perna.

5. Região pélvica

Já para cuidar da sua região pélvica, coloque uma perna flexionada na frente e estique a outra perna com o joelho apoiado no chão. Coloque as mãos sobre as coxas, logo acima do joelho, com os braços esticados. Permaneça nessa posição por 15 segundos e depois repita os passos com o outro lado do corpo.

Neste post, trouxemos alguns exemplos de alongamento para natação. Essa é uma prática fundamental para quem gosta de nadar, pois torna a atividade mais produtiva e evita dores e lesões que podem surgir. Por isso, lembre-se de alongar antes e depois dos treinos, mantendo sempre a postura correta e preservando o seu corpo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre este assunto? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos relevantes para nadadores e amantes dessa atividade!

Não existem comentários, envie o seu