Nadar na piscina ou no mar: afinal, qual é a melhor opção?

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Os nadadores que têm o privilégio de morar em cidades praianas sempre ficam na dúvida entre nadar na piscina ou no mar. Afinal, existe diferença entre praticar a atividade em piscina ou em águas abertas? Se existe, qual das duas modalidades é a melhor?

Primeiro, precisamos salientar que, sim, existe diferença. Ambas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens, portanto, tudo depende do gosto de cada atleta. A seguir, vamos explicar melhor quais são as diferenças entre nadar na piscina ou no mar. Acompanhe!

Trabalho dos músculos

Embora o esporte seja o mesmo, cada modalidade exige um esforço maior do praticante. Na piscina, os bíceps braquial, bíceps femoral, ombros e glúteos são os músculos mais trabalhados. Já no mar, além dos músculos já citados, a carga também é maior para o iliopsoas, os músculos da região lombar e a musculatura do pescoço.

O trabalho dos músculos talvez seja o que mais diferencia a natação na piscina ou no mar. É claro que o mar exige mais esforço do atleta, pois você precisará nadar no sentido contrário das ondas. Mas isso não significa que um treino em piscina não possa ser intenso.

O esforço no mar também tende a ser maior por causa da temperatura e da densidade da água salgada, que é superior à da água doce. Mas os atletas inexperientes em águas abertas podem fazer uso de trajes especiais que ajudam na flutuação.

Técnicas de respiração

Desde o primeiro dia de aula de natação, você deve ter ouvido que é preciso respirar alternando para os dois lados, certo? Essa técnica pode ser aplicada nas piscinas, no entanto, no mar a realidade tende a ser diferente.

Dependendo da direção e da força da onda, é preciso alternar as respirações laterais com uma respiração frontal para corrigir a direção do nado. A respiração frontal também é necessária, pois o mar não tem demarcações como na piscina. Sem olhar para frente o atleta não saberá para onde está indo.

Segurança

É óbvio que a piscina é um ambiente muito mais seguro. O mar é cheio de adversidade, já que várias situações inesperadas podem acontecer. Portanto, não podemos dizer que nadar no mar não é um esporte perigoso. A boa notícia é que existem alguns truques que podem tornar essa modalidade mais segura.

Se você pretende nadar em águas abertas, nunca vá sozinho. Ter uma companhia é essencial para controlar a sensação de medo. Organize seus treinos para que você sempre esteja acompanhado de um amigo com um caiaque ou uma prancha. Caso algum imprevisto aconteça, jamais entre em pânico, pois você pode acabar se afogando por puro desespero.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre nadar na piscina ou no mar, poderá escolher a melhor opção para o seu caso. É preciso reforçar que os nadadores iniciantes devem melhorar a técnica nas piscinas antes de tentar enfrentar as águas abertas, combinado? Bom nado!

Gostou do texto? Quer saber mais informações sobre natação? Se sim, conheça agora quais são as modalidades de nado e saiba qual aprender primeiro!

Higiene para natação: 5 recomendações necessárias nas piscinas

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Os exercícios físicos em locais públicos sempre exigem cuidados que ajudam a evitar a proliferação de doenças. A higiene para natação, por exemplo, é fundamental para que os nadadores não fiquem expostos nas piscinas, trazendo mais segurança para a atividade.

Inclusive, conhecer as orientações de higiene tornou-se ainda mais relevante no contexto da pandemia do coronavírus. Essa doença é bastante contagiosa, trazendo a necessidade de distanciamento social e aumentando os cuidados que devem ser tomados pelos nadadores.

Neste post, mostraremos 5 recomendações de higiene para natação que são necessárias ao frequentar uma piscina. Saiba já como agir e evitar a proliferação de doenças!

1. Evitar entrar na piscina se estiver com sintomas de alguma doença

O primeiro princípio básico de higiene para natação é não entrar na piscina quando estiver com sintomas de alguma doença. Isso vale para qualquer sintoma, como tosse, febre, coriza, dor de cabeça, dor de garganta, falta de ar, dor no corpo, perda de olfato ou paladar, diarreia, entre outros.

Tais sinais indicam que algo no seu corpo não está bem, portanto, é um alerta para que os exercícios sejam interrompidos. Além disso, é uma forma de evitar que algumas doenças, como virose, gripe ou até mesmo a Covid, sejam transmitidas para outras pessoas. Logo, ao senti-los, você deve suspender os treinos e esperar a recuperação completa para voltar a nadar.

Eles também devem ser observados em outros usuários da piscina, sendo importante notificar algum responsável quando perceber que outra pessoa está frequentando o local com algum desses sintomas. Procure sempre ter paciência para lidar com essas situações, afinal, é possível que você reencontre a pessoa em outro momento.

2. Tomar uma ducha ao entrar e sair da piscina

Tomar uma ducha ao entrar e sair da piscina é fundamental para evitar a proliferação de doenças nesse espaço. Essa prática não se trata apenas de uma cortesia higiênica para os outros banhistas, pois é uma medida importante para manter a salubridade da água.

Cloro e outros desinfetantes são usados nas piscinas para matar as bactérias e evitar o contágio de doenças infecciosas. Por isso, ao sair é fundamental tomar a ducha, pois o produto resseca cabelo e pele — embora a exposição a esses níveis químicos seja inofensiva para a maioria das pessoas.

Cada banhista traz para a piscina elementos diversificados, como suor, sobras de produtos de higiene pessoal, entre outras substâncias. Esses componentes interagem com o cloro da piscina e formam compostos orgânicos voláteis, que têm potencial para irritar os olhos e o sistema respiratório, podendo provocar ataques de tosse ou crises de asma.

Portanto, tomar a ducha na entrada e na saída é uma forma de se proteger e, consequentemente, não expor outras pessoas a possíveis doenças e contaminações. Tal hábito deve ser repetido toda vez que a pessoa deixa a piscina por algum motivo e resolver voltar para a água.

3. Respeitar o distanciamento social

O respeito ao distanciamento social é fundamental no ambiente de piscinas, principalmente no momento de pandemia em que estamos vivendo. Os nadadores devem respeitar a distância de 2,5 metros dentro da água, utilizando raias intercaladas. Além disso, é preferível que o espaço seja aberto e com livre circulação do ar.

Fora das piscinas também é preciso tomar alguns cuidados. Esses espaços devem ter um limite de frequentadores, evitando o contato entre as pessoas. Desse modo, é possível evitar aglomeração em cadeiras, banheiros e vestiários — o que é muito importante, já que o contágio pode ocorrer por meio do contato com superfícies externas.

4. Não dividir os acessórios e equipamentos individuais com outra pessoa

Outro princípio básico de higiene na natação é não dividir os acessórios individuais com outras pessoas. É normal que o nadador utilize alguns equipamentos para ter mais conforto e melhorar o desempenho enquanto nada, como óculos e touca. Esses itens devem ser de uso individual, ou seja, não podem ser compartilhados com algum colega.

Essa é uma forma de evitar que doenças sejam transmitidas, visto que os acessórios estão em contato direto com o seu corpo. Portanto, se alguém ou você mesmo se esquecer desses equipamentos, evite a tentação de compartilhá-los, pois essa é uma forma de se proteger e garantir a saúde.

Além dos acessórios utilizados para nadar, outros objetos também não devem ser compartilhados, como garrafa de água ou toalhas. O princípio é o mesmo da touca e dos óculos, já que algumas bactérias podem se proliferar por meio desses canais, sendo mais prudente evitar tal prática.

5. Proteger a boca e os olhos

Algumas atitudes parecem óbvias, mas nem sempre são seguidas por todos os nadadores. A primeira delas é não engolir ou colocar a água da piscina na boca. A água tem contato com diversas substâncias, que vem do corpo de outras pessoas e dos produtos químicos utilizados para o tratamento.

Sendo assim, é fundamental não colocá-la na boca, pois ela pode provocar irritações e facilitar a ocorrência de alguma contaminação. Essa é uma informação que precisa ser reforçada para as crianças, que muitas vezes não se preocupam com esse aspecto.

Os olhos são outra parte do corpo que merece bastante atenção. Algumas pessoas têm irritações na visão quando ficam muito tempo na água, o que não é sadio. A melhor forma de evitar esse problema é utilizar óculos de natação.

Procure um equipamento que tenha boa qualidade e que esteja no tamanho adequado para você, pois dessa maneira ele evitará que a água atinja os olhos, trazendo mais tranquilidade para a sua atividade física. Além disso, cuide da limpeza dos óculos, de modo a evitar que eles fiquem embaçados e dificultem o seu desempenho.

Neste artigo, compartilhamos alguns hábitos de higiene para natação que são fundamentais para evitar a proliferação de doenças. No contexto de pandemia em que vivemos, é imprescindível redobrar os cuidados, pois isso ajuda a reduzir a probabilidade de uma contaminação. Assim, nadar continuará sendo uma atividade prazerosa e benéfica para a sua saúde.

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Exercícios de respiração para natação: 3 opções para vários tipos de nado

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Um bom nadador se preocupa com diversos aspectos do seu nado, como o alongamento, o tempo de treino e a forma correta de respirar. Aliás, alguns exercícios de respiração para natação podem ajudar a melhorar o desempenho no esporte.

Muitas vezes, os praticantes deixam esse aspecto de lado, não acreditando que tal fator pode impactar o desempenho durante o exercício. Conhecer as técnicas e maneiras de melhorá-las, no entanto, traz mais qualidade para a atividade, diminuindo o esforço feito para nadar.

Neste post, vamos apresentar 3 opções de exercícios de respiração para natação e as melhores técnicas para os diferentes estilos de nado. Veja!

1. Exercícios parados na piscina

Um dos primeiros exercícios que devem ser feitos para respirar melhor é utilizando as bordas da piscina. Mesmo parado, o nadador consegue praticar a quantidade de braçadas e pernadas que deseja, alternando com os momentos para respirações, o que é muito útil para a técnica unilateral e bilateral. Para isso, é preciso repetir a ação de rotação do pescoço para o lado contrário ao braço que está fora d’água, ajudando a aumentar a precisão para esse momento.

Na técnica unilateral, como o nome já indica, o nadador respira apenas para um lado. Ela é feita em números pares de braçada, ou seja, a cada duas, quatro ou mais. Essa forma de respirar é a mais utilizada por atletas do estilo crawl, pois com a movimentação constante dos braços, torna-se mais fácil utilizar o lado dominante.

A respiração bilateral também é uma técnica utilizada no nado crawl, sendo considerada por muitos a ideal. Ela consiste no ato de respirar dos dois lados do corpo. Portanto, o respiro acontece sempre em uma braçada ímpar, sejam três ou cinco, por exemplo.

2. Utilização de pranchas

Existem equipamentos de natação, como a prancha, que são muito úteis para a aprendizagem da respiração na piscina. Como ela facilita a flutuação, traz mais segurança para que as pessoas tentem o movimento em deslocamento. Com o auxílio dela, é possível treinar as técnicas unilateral, bilateral e frontal.

A respiração frontal é a técnica utilizada em dois tipos de nado. No borboleta, ela precisa ser rápida, e o queixo mantido na água. A expiração é mais lenta, e acontece assim que a cabeça volta a submergir.

No estilo peito, o atleta respira logo depois que empurra a água com os braços e, assim, consegue projetar a cabeça para fora. A utilização da prancha também é uma boa solução para melhorar as respirações.

3. Aproveitamento dos movimentos

Mesmo com o nariz não estando completamente submerso durante a atividade, é interessante encontrar o melhor ritmo para respirar no nado costas. Um bom método é respirar quando o braço estiver no nível mais alto fora d’água e segurar o ar por quanto tempo for possível. Além disso, você pode fazer movimentos de rotação com a cabeça, como forma de treinamento.

Neste post, mostramos alguns exercícios de respiração para natação que podem ajudar a melhorar o desempenho durante a atividade. Esse é um cuidado importantíssimo para quem deseja intensificar os treinos, pois ajuda a aumentar a velocidade, a resistência e os tempos de nado.

Gostou das dicas? Se sim, aproveite para saber, agora mesmo, como fazer um treino de natação e os melhores exercícios!