Você sabe quais os benefícios da natação?

Dicas

A mais completa atividade física. Assim é conhecida a natação. Essa modalidade esportiva ganhou a fama ao longo dos anos por causa de estudos dos efeitos que ela gera no corpo. Dentre tantos esportes que existem para se praticar, a natação é destaque tanto pelo aspecto físico, quanto pelo ponto de vista da saúde.

Como se não bastasse, as contraindicações dessa atividade são bem poucas. Dificilmente uma pessoa não poderá praticá-la, pois só problemas específicos podem impedir alguém de cair na piscina para realizar esse prazeroso exercício físico.

Por que é considerada a atividade física mais completa? Por que é tão querida por médicos e especialistas da saúde? Por que é tão indicada como atividade esportiva? Entenda os benefícios da natação neste post!

Esporte para todos

Homem, mulher, idoso, jovem, criança, com necessidades especiais… A verdade é que não há limitação para a prática da natação.

A idade, por exemplo, não é nenhum problema. A partir dos seis meses, já é interessante o bebê ter os primeiros contatos com a água. Já aos dois anos, a atividade passa a ser fundamental na vida dos pequeninos, pois ensina os limites da água e aumenta a coragem e a independência.

Porém, para crianças, as aulas devem ser um pouco diferentes, mais lúdicas. Isso porque, dos dois aos sete anos, a criança trabalha com o raciocínio pré-operatório, que responde a simbolismos e coisas do tipo. Portanto, a aula para a criançada deve ser diferenciada.

E a idade máxima? A notícia é que não há idade máxima para fazer natação. Até mesmo idosos podem fazer aulas e aproveitar todos os benefícios que ela proporciona.

Os benefícios da natação

Melhora a circulação sanguínea

A junção dos movimentos corporais de braços, tronco e pernas com o trabalho respiratório na água ajuda a eliminar a gordura em volta do coração. Dessa forma, ele fica mais forte e bombeia melhor o sangue.

Além disso, debaixo da água, é preciso mais esforço físico para se movimentar, por causa da pressão do meio líquido. Por isso, o coração é mais exigido, pois tem que bombear o sangue mais rapidamente.

Com uma circulação melhor, os nutrientes circulam com mais facilidade e são mais bem distribuídos pelo corpo. Ou seja, uma maravilha para sua saúde.

Fortalece o sistema respiratório

Durante a natação, você aprende a combinar a respiração com os movimentos. Além disso, a umidade ajuda a dilatar as vias respiratórias, facilitando o fluxo do ar pelos caminhos que ele percorre no corpo. Para completar, os músculos de entrada e saída do ar são todos trabalhados durante a natação, o que faz o tamanho dos pulmões aumentar um pouco.

Por causa dos benefícios respiratórios, a natação é altamente indicada para pessoas com doenças dessa categoria, como asma e bronquite. Se você sofre com elas, vá fundo. Aliás, a natação é ótima para prevenir doenças.

Reduz dores nas articulações

Muitas pessoas ficam com um pé atrás antes de fazer uma atividade física por medo de sentir dores nas articulações. Se tiver problemas na região ou for idoso, então, o medo cresce ainda mais. Pois, na natação, não há por que temer a dor.

Por ser praticada na água e, consequentemente, livre do atrito com o chão ou com outra superfície, essa atividade não força as articulações, nem pega pesado com a musculatura. Por isso, se quer uma atividade exigente fisicamente, mas que não cause dor, você quer a natação, com certeza — e isso também serve para mulheres grávidas.

Ajuda a emagrecer

Movimentar-se na água exige mais esforço físico do que fazer uma caminhada, por exemplo. Isso ocorre porque a água tem mais pressão do que o ar, que é o elemento com o qual temos contato ao fazermos uma caminhada. Por causa disso, nadar queima bem mais calorias do que uma corrida.

Para se ter ideia do quanto nadar pode ajudar na redução de peso, é possível perder até 800 calorias por hora com a atividade, dependendo do estilo de nado que você fizer. O American College of Sports diz que uma pessoa saudável precisa gastar entre 1.000 e 1.500 calorias por semana com atividades físicas.

Então, quer emagrecer e perder peso? Nade com frequência.

Tonifica e define a musculatura

Talvez seja a parte mais atraente da natação. Se você é daquelas pessoas que querem definir o corpo, esse esporte pode ajudar. Por trabalhar todos os músculos ao mesmo tempo, ele ajuda a desenvolver a musculatura de forma equilibrada, fortalecendo e até dando uma definida no corpo.

Cada estilo de natação trabalha partes específicas de forma mais profunda.

O crawl (estilo normal, mais conhecido e mais fácil de fazer) trabalha principalmente os glúteos e o tríceps, mas exercita bastante também o bíceps, o quadríceps, o peitoral e os músculos interiores das pernas.

O nado de costas, tão conhecido e quase tão fácil quanto o crawl, trabalha muito os músculos posteriores das coxas e das costas, além do trapézio, panturrilha e glúteos.

Na lista de músculos trabalhados pelo estilo peito, um pouco mais complicado, além, claro, de toda a região peitoral, estão o bíceps, músculos interiores das coxas e músculos adutores.

Por fim, o nado borboleta, um dos mais difíceis de se fazer, desenvolve principalmente o trapézio, as costas e peitoral, além dos bíceps e glúteos.

Em resumo, a natação proporciona uma espécie de malhação completa e simultânea.

Libera endorfina e tira o estresse

Pesquisas comprovam que atividades feitas na água são relacionadas ao prazer. Portanto, são ótimas para desestressar e ainda podem causar sensação de alegria, com a liberação da endorfina, hormônio responsável por esse sentimento. Ou seja, você faz bem para seu corpo e sua saúde, se livra do estresse e ainda sente prazer. Está bom ou quer mais?

Viu quanta coisa boa? Esses são apenas alguns dos benefícios da natação. Portanto, comece agora mesmo a aproveitá-los — mas nem pense em cair na água sem antes se alimentar bem e passar por uma avaliação física cuidadosa, ok?

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