Taynara Bonetti: o uso dos macaquinhos no triathlon

Você Sabia?

Nas provas de triathlon, além do excelente condicionamento físico, a escolha da roupa adequada é essencial aos atletas. Para ter mais praticidade, muitos preferem usar o macaquinho, que consiste em uma peça única. A triatleta Taynara Bonetti, líder do ranking da CBTri na categoria 20-24 anos, explica como são essas peças.

“Nas provas mais rápidas do triathlon, como o Sprint e Olímpico, onde segundos perdidos com a troca de roupa fazem grande diferença em nosso resultado, alguns competidores preferem vestir o macaquinho, que consiste em uma única peça para todas as modalidades. Para as distâncias menores eu uso o modelo Short Distance. Algumas pessoas questionam se não pesa muito na natação, mas garanto que parece que não estou usando nada. O tecido desliza muito bem na água, é bastante leve e seca rapidamente. Em especial para as mulheres, ele fica muito bem ajustado ao corpo feminino, encaixando direitinho nas curvas e proporcionando a liberdade dos movimentos. Ele também tem um forrinho que é perfeito para aguentar a pedalada. Eu indico para as provas de Short (750mts/20km/5km) e Olímpico (1,5km/40km/10km).

Já o Long Distance é ideal para provas médias e longas. Ele também é muito confortável, feito com material bem leve e com ótimo deslize na água. A secagem rápida é um diferencial, pois se o material do macaquinho absorver muita água você terá mais peso para carregar durante as modalidades. No caso dele não. Pouco tempo após sair da água já sinto que está seco. A almofadinha é mais grossa, sendo ideal para o ciclismo na longa distância. Isso é muito importante para não assar. Vale dizer que esses trajes seguem as normas da International Triathlon Union (ITU).

E por falar em assadura, os trajes errados podem causar muito desconforto. Já vi, inclusive, gente abandonando a competição por conta disso. Por isso aconselho prestar muito atenção aos trajes para não ter problema.

Valeu, pessoal! Boas braçadas, pedalas e passadas. Espero encontrá-los nas provas de triathlon pelo mundo afora 🙂 “.

Não existem comentários, envie o seu