Série Ciclo Olímpico: Ítalo Manzine

Atletas

A preparação de um atleta olímpico é diária! A Olimpíada acontece todos os dias, em cada treino na água, na parte física, na alimentação, na orientação psicológica e na prevenção. É preciso acordar todos os dias disposto a dar o seu melhor e fazer isso ao longo de quatro anos.

Eu treino seis dias na semana, sendo que são nove sessões são na piscina. Ainda tenho três treinos de preparação física e uma sessão de fisioterapia. Faço também acompanhamento nutricional e utilizo técnicas para fortalecer a parte psicológica.

Para alcançar o índice devemos acreditar no sonho e estabelecer metas, já que muitas pessoas tentarão desencorajar, dizer que é difícil e são muitos os obstáculos. Realmente não é algo fácil, mas é preciso sonhar alto, pensar em metas e no ranking mundial.

A vida de atleta é cheia de sacrifícios e com isso é necessário estar disposto a retirar o que não é benéfico, como consumo de bebidas alcoólicas, açúcares e comidas gordurosas, por exemplo, o que ajuda a manter um bom físico. O descanso também é fundamental.

Para conquistar esse sonho o caminho é repleto de desafios, mas com força de vontade e empenho é possível superar os limites e atingir os objetivos. Os atletas Hammerhead são a prova de que o empenho vale a pena e, se depender da nossa torcida, farão bonito do outro lado do mundo em 2020.

Ítalo Manzine é um dos principais velocistas da história da natação brasileira. Nas seletivas para os Jogos Rio 2016, foi ele quem desbancou o campeão olímpico César Cielo e garantiu vaga nos 50mts livre. Na Olimpíada, o mineiro foi semifinalista na prova e terminou em 15º no geral.

Texto: Nill Cavalcante, NC Assessoria de Comunicação

Não existem comentários, envie o seu