Série Ciclo Olímpico: Fábio Santi

Atletas

O período de quatro anos entre uma Olimpíada e a próxima, no qual os atletas focam na preparação para garantir a tão sonhada vaga para a principal competição esportiva do planeta, é chamado de Ciclo Olímpico. Em 2018 estamos exatamente na metade deste período e mostraremos nesta série como os atletas da Hammerhead vêm se preparado para a Olimpíada de Tóquio. Para abrir o especial, o nadador Fábio Santi conta a sua rotina.

“A preparação de um ciclo olímpico é feita de fases. Como a edição ocorre a cada quatro anos, durante esse período temos muitas outras competições e treinamentos específicos para atingirmos nossos objetivos de curto prazo e, posteriormente, o propósito principal que é fazer o índice olímpico. A rotina varia de acordo com cada fase no período do microciclo, que normalmente dura de 4 a 5 meses. A preparação física e os treinamentos são bastante intensos, sempre voltados para o propósito exigido pelo técnico durante cada sessão. O objetivo é ganhar velocidade, força e potência.

Foto: arquivo pessoal de Fábio Santi

Não existe mágica para chegar aos Jogos Olímpicos, mas sim, muito treino e dedicação – tanto na parte técnica, como na alimentação e descanso. É importante conhecer os limites do seu corpo. Temos que abdicar de inúmeras coisas em prol dos nossos sonhos. Não tem como sair à noite, por exemplo, e chegar tarde, dormir mal e querer atingir as metas no treino seguinte. Precisamos do nosso corpo para nadar rápido e se ele não estiver preparado fisicamente, mentalmente e tudo funcionando em perfeita sintonia, fica complicado. Por isso que, além de treinos na água, existe todo o suporte técnico fora das piscinas, que também é essencial.

Foto: Satiro Sodré

E vale reforçar que o atleta não alcança essa importante meta sozinho. Existem diferentes profissionais por trás dando todo o suporte necessário para que na hora certa ele nade bem, tranquilo e conquiste o tão sonhado índice olímpico”.

Aos 29 anos, o paulista Fábio Santi é especialista no nado costas, com inúmeras conquistas nos principais campeonatos brasileiros e mais de 30 participações em campeonatos internacionais.

Texto: Nill Cavalcante, NC Assessoria de Comunicação

Não existem comentários, envie o seu