Por que os nadadores usam duas toucas?

Você Sabia?

Quem acompanhou as provas da natação nas Olimpíadas Rio 2016 estranhou o fato dos nadadores usarem duas toucas, inclusive o campeoníssimo americano Michael Phelps. Afinal de contas, qual a razão dessa duplicidade?

É que cada touca tem uma serventia: normalmente a de baixo é mais fina e ajuda a comprimir o cabelo. Já a que vai por cima é de performance e fica completamente aderente à cabeça, reduzindo ao máximo o atrito da água.

As toucas de alto desempenho usadas pelos atletas de ponta são feitas em silicone e têm design hidrodinâmico, garantindo encaixe perfeito na cabeça, eliminando qualquer ruga e minimizando o atrito durante as provas. A Record Breaker, por exemplo, fica lisa igual a um capacete, sendo totalmente vedada para que nada atrapalhe a performance do nadador. O uso da segunda touca também ajuda a manter os óculos firmes, principalmente na saída.

Apesar de não existir um limite de toucas usadas pelos nadadores, no caso das competições internacionais elas devem ser aprovadas pela FINA.

Não existem comentários, envie o seu