Os benefícios da natação para a saúde das gestantes

Vida Saudável

A gestação é um momento inesquecível na vida da mulher, e cada vez mais cresce o número de futuras mamães que buscam atividades que mantenham a saúde nesse período. A natação para gestantes é uma excelente opção de atividade física e traz muitos benefícios.

Esse é um período de muita tensão e estresse. Portanto, é interessante encontrar atividades que ajudem a relaxar e ainda proporcionem saúde. Dentre outras opções, a natação se destaca pelo baixo impacto das águas e o risco quase inexistente de lesões.

Nesse artigo, vamos mostrar quais são os benefícios, além de indicar a roupa e o local adequado para a prática. Confira!

Conheça os benefícios da natação para gestantes

Antes de tudo, é importante ressaltar que, para qualquer tipo de atividade física na gravidez, a prescrição e a avaliação médica são imprescindíveis, assim como o acompanhamento de um profissional de educação física na realização dos exercícios. Vamos conhecer os benefícios!

Reduz as dores

A água suporta o peso do corpo e assim reduz o estresse dos quadris, joelhos e tornozelos, que passam por inchaços e alterações de tamanho durante a gravidez. Além disso, a atividade contribui para amenizar o inchaço e as dores lombares, muito comuns nesse período.

Traz benefícios corporais

O exercício ajuda a queimar calorias, diminui o cansaço e contribui para noites de sono melhores. Ele também proporciona o relaxamento da musculatura, e, ao mesmo tempo, massageia o corpo, trazendo alívio e sensação de bem-estar.

Auxilia a parte psicológica

As futuras mães que decidirem utilizar o nado durante a gravidez também vão obter vários benefícios psicológicos com essa prática. Ela ajuda a aliviar o estresse e a tensão, promovendo o bem-estar do corpo e da mente. Contribui também para levantar a autoestima e dar mais disposição.

Oferece segurança

A mãe se sente segura com o mínimo risco de quedas e batidas, pois a água ameniza os impactos e evita acidentes, o que é difícil encontrar em outros esportes e atividades físicas. Isso garante que todo o corpo poderá ser trabalhado, sem o risco de lesões.

Proporciona mais saúde

A prática da natação melhora a circulação sanguínea, favorecendo o desenvolvimento do feto e a saúde da mãe. A liberdade durante a flutuação ajuda a aumentar a amplitude dos movimentos sem a resistência do atrito, auxiliando a movimentação durante esse período.

Saiba como escolher a roupa para natação

Um equipamento de qualidade pode ser o diferencial que faltava para alcançar um bom desempenho e um treino mais agradável. Por isso, é importante saber escolher. A roupa adequada ajuda a trazer mais conforto e melhorar a mobilidade — características essenciais para uma boa prática da natação, principalmente durante a gestação.

Um aspecto muito importante na decisão de comprar uma roupa de natação é o material do traje. Ele tem influência direta na elasticidade, que é fundamental para as gestantes. Portanto, é essencial procurar uma roupa que permita a movimentação livre.

É preciso prestar atenção aos acessórios também. As toucas são primordiais, pois evitam que o cabelo fique solto na água e em contato com o cloro, o que pode trazer efeitos indesejados. Os óculos também são necessários, por permitem enxergar melhor debaixo da água e protegem os olhos do cloro.

Descubra o que avaliar ao procurar aulas de natação para gestantes

O ideal é procurar uma academia ou escola que ofereça aulas exclusivas para gestantes. Isso demonstra que o local está preparado e acostumado a lidar com esse público, sendo mais fácil a adaptação.

Além disso, é importante prestar atenção à estrutura da academia, verificando se o local é limpo, arejado e outros fatores. Na visita, veja se as piscinas têm barras de apoio, se o lugar tem câmeras de segurança e se há uma boa visibilidade nos espaços de prática da natação. Confirme também se os professores acompanham os alunos de perto.

Avaliar os professores também é indispensável, pois são eles que estarão em contato direto com a gestante. É necessário que eles tenham formação em educação física e estejam preparados para lidar com as peculiaridades de cada aluna.

Neste artigo, você conferiu os benefícios da natação para gestantes, percebendo como essa atividade contribui para a saúde das mamães e dos bebês. Os aspectos físicos e psicológicos são estimulados, produzindo uma sensação de bem-estar e conforto para as alunas. Para aproveitar ainda mais, é importante utilizar as roupas adequadas e procurar uma academia que esteja preparada para receber esse tipo de aula.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e nos siga no Facebook e Instagram para receber mais informação sobre a natação e os seus benefícios!

Não existem comentários, envie o seu