Natação e musculação: veja os benefícios de aliar essas práticas

Você Sabia?

Você sabia que natação e musculação são atividades complementares? Ambas oferecem treinos completos, que fornecem diversos benefícios para o corpo e a sua saúde. Realmente, essas características são bastante positivas, não é mesmo?

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, informaremos quais são os principais benefícios proporcionados por ambos os treinos. Além disso, explicaremos as principais vantagens de aliar as duas atividades e daremos dicas que o ajudarão a aproveitar os benefícios desses exercícios da melhor forma. Acompanhe a seguir.

Quais são os benefícios proporcionados pela natação?

Antes de abordar os benefícios proporcionados pelo fato de aliar as duas atividades, é necessário entender os aspectos positivos específicos da natação e da musculação.

Sabia que a natação também proporciona ganho de massa muscular? Essa atividade trabalha a musculatura dos membros inferiores e superiores. Além disso, ela contribuirá para ampliar a sua capacidade de realizar esforços que precisam de bastante energia e também vai melhorar a sua postura.

Outro benefício proporcionado por esse exercício é o fortalecimento dos ossos e das articulações. Dessa maneira, podemos afirmar que ele auxilia na prevenção de doenças como a osteoporose.

E o que se ganha ao fazer musculação?

Não há muitos segredos em relação aos benefícios proporcionados por essa prática esportiva. Os principais aspectos positivos estão relacionados ao ganho de massa muscular e de resistência física e a redução dos níveis de gordura no corpo. Sem dúvidas, ambas as questões são muito importantes para a nossa saúde e bem-estar.

O que há de bom em aliar as duas atividades?

Agora que você já sabe quais são os principais aspectos positivos da natação e musculação, chega o momento de explicar os aspectos positivos de aliar as duas atividades.

Explicaremos as principais vantagens em detalhes na sequência do post. Continue lendo!

Musculação fortalece o corpo para nadar

A musculação ajuda as pessoas a ganhar massa magra e a fortalecer os músculos. Consequentemente, esse exercício deixa o corpo firme para nadar. Dessa maneira, você estará mais bem preparado para se esforçar com a intenção de superar a resistência da água.

Natação funciona como treino de regeneração muscular

Vale destacar, ainda, que a natação funciona como um treino regenerativo após fazer a musculação. Isso, porque ela não trabalha diretamente com o levantamento de pesos, ajudando a recuperar a musculatura ao dar estímulos diferentes aos músculos.

A natação fortalece os músculos

Além de funcionar como um treino regenerativo, é muito importante destacar que a natação ajuda a fortalecer os músculos, ou seja, vai potencializar os resultados obtidos na musculação. Isso ocorre porque, com essa atividade, você trabalhará as musculaturas superior e inferior.

Além disso, também melhorará a sua postura, os ossos e as articulações. Muito bom, não é mesmo?

Qual atividade é melhor: natação ou musculação?

Realmente, essa é uma das perguntas mais frequentes por parte de muitas pessoas. No entanto, não há uma resposta exata para esse questionamento, pois não existe uma atividade específica que é melhor para todos os indivíduos.

De maneira geral, podemos dizer que a natação costuma ser indicada para as pessoas que almejam, principalmente, perder calorias e trabalhar o sistema cardiorrespiratório. Por outro lado, a musculação é recomendada para quem deseja ganhar massa muscular. Como muita gente quer os dois resultados ao mesmo tempo, conciliar as duas atividades pode ser uma boa solução.

Desse modo, vale destacar que, em ambos os exercícios, é possível queimar calorias (uma ajuda para perder a barriga, por exemplo) e ganhar massa muscular.

O ganho da massa muscular na musculação ocorre por meio dos exercícios de força, que estimulam o fortalecimento das fibras. Na natação, por sua vez, o corpo fortalece os músculos devido ao esforço realizado para superar a resistência da água.

Considerando essas questões, conciliar a prática desses exercícios pode ser uma ótima ideia. Dessa forma, será possível aproveitar os benefícios que a natação e a musculação oferecem, algo que é extremamente importante para os indivíduos que desejam queimar calorias e, ao mesmo tempo, ganhar massa muscular. Quem pratica esses dois esportes, portanto, consegue potencializar a performance e os benefícios recebidos pela realização regular de exercícios físicos.

Como aproveitar os benefícios das duas atividades da melhor forma?

Há algumas ações que podem ser tomadas que o ajudarão a aproveitar da melhor maneira os benefícios da prática conjunta de musculação e natação, conquistando um corpo forte e saudável. Entre os principais hábitos a serem desenvolvidos no seu dia a dia, estão:

  • dar um intervalo de pelo menos 4 horas entre os treinos: com isso, será possível relaxar e descansar a musculatura e, consequentemente, estar com o corpo preparado para a próxima atividade;
  • descansar o suficiente: de forma complementar à dica anterior, o descanso ajudará a recuperar os músculos e também a evitar lesões. Podemos dizer que também faz parte do treino e o ajudará a alcançar melhores resultados;
  • direcionar o seu objetivo: caso seja ganhar massa muscular, a musculação deve ser prioridade, e é necessário fazer essa atividade primeiro. Por outro lado, se a sua meta é, por exemplo, perder peso, a queima de calorias proporcionada pela natação será bastante benéfica, sendo, portanto, indicado começar o dia com essa atividade;
  • ficar atento a qualquer dor: trata-se de uma dica importante, pois as dores podem ser um sinal de uma lesão por esforço repetitivo;
  • hidrate-se bem nos dois treinos: boa parte do nosso corpo é composta de água, e é necessário estar hidratado para ter mais disposição;
  • alimentação: juntamente à prática de exercícios, a alimentação balanceada o ajudará a alcançar melhores resultados. Assim, procure ingerir nutrientes variados no seu dia a dia, como proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

Natação e musculação trazem diversos benefícios para o nosso corpo. Ambas proporcionam, em diferentes ritmos, o ganho de massa magra e a perda de calorias. A prática desses exercícios, de forma conjunta, ajudará a potencializar seus resultados.

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