Descubra como praticar natação ao ar livre da melhor forma

Dicas

Nadar é uma opção muito boa para a saúde e pode ajudar a melhorar várias funções do corpo. Alguns cuidados devem ser tomados tanto para a atividade em piscinas quanto em locais abertos. Na natação ao ar livre, é preciso prestar atenção para evitar acidentes e garantir todos os benefícios do exercício.

Neste artigo, falaremos como a natação pode ser praticada ao ar livre, além de dar dicas sobre esse tipo de exercício e mostrar o que precisa ser feito para evitar acidentes e problemas futuros. Confira!

A natação ao ar livre

A natação ao ar livre é importante e traz até mais benefícios do que o exercício em local fechado. Não há nada que impeça esse tipo de atividade, que é útil para mudar a rotina e trazer mais ânimo para os treinos. No caso de nadar no mar ou em rios, os cuidados devem ser diferentes, pois a água é mais pesada e exige mais esforço físico.

Além disso, é sempre fundamental cuidar da respiração durante o nado. Uma respiração realizada da forma adequada pode ajudar a combater doenças e fortalecer o funcionamento do pulmão. Além disso, a técnica correta não permite a entrada de água nos canais auditivos e respiratórios, evitando problemas e dificuldades causadas pelo excesso de água nesses canais.

Dicas para fazer natação ao ar livre

Use touca para natação

As toucas são importantes para manter a cabeça aquecida e fora da água, por causa da sua flutuabilidade. Além disso, podem proteger os cabelos e, em caso de exercício no mar, servir como sinalização.

Mantenha a pele hidratada

Pelo contrato com o cloro ou outros produtos, como o protetor solar, é importante manter a pele hidratada. O ressecamento grave da pele pode causar dermatite, por isso, é importante sempre ter um hidratante por perto.

Passe creme no cabelo

Os cremes também são importantes para manter a saúde e a aparência dos cabelos. O ideal é que sejam aplicados antes de colocar a touca. Se você pratica natação regularmente, é indicado fazer hidratação, pelo menos duas vezes por semana.

Os cuidados que devem ser tomados

Mesmo com todos os benefícios, alguns cuidados são necessários para garantir uma atividade sem acidentes e sem problemas futuros. Lembre-se de colocar a segurança sempre em primeiro lugar.

Quando for nadar no mar ou em rios, procure águas mais tranquilas e que tenham supervisão. A água pode estar mais escura, mais fria e ainda tem o fator da correnteza, por isso, é importante ter cautela.

Passar protetor solar e se manter hidratado também é fundamental para a prática de exercícios ao ar livre. Esses cuidados evitam que você sofra com queimaduras ou desidratação e cãibras.

Agora que você já conhece mais sobre a natação ao ar livre, é só seguir as dicas, tomar os cuidados necessários e começar a se exercitar. Lembre-se de colocar a segurança em primeiro lugar e garantir todos os benefícios que esse esporte oferece.

Gostou de aprender mais sobre a natação? Então aproveite para ler este artigo que fala sobre a roupa certa para escolher na hora de nadar!

Não existem comentários, envie o seu