Não perca 5 dicas de ouro sobre como ter resistência física

Dicas

A resistência consiste na capacidade do indivíduo de manter seu fôlego mesmo diante de um grande esforço físico. Seja atleta ou praticante de natação por lazer, um dos maiores desejos de um nadador é saber como ter resistência física, já que é com essa qualidade que ele conseguirá evoluir no esporte.

Quer saber como ser mais resistente? Continue lendo este conteúdo onde trazemos 5 dicas de ouro para alcançar esse objetivo. No final também explicamos quais são os tipos de treinos existentes e como cada um deles contribui para adquirir resistência. Boa leitura!

Quais são as 5 melhores dicas para ter resistência física?

1. Melhore os hábitos alimentares

Uma má alimentação e a obesidade estão diretamente ligadas à falta de resistência de um esportista. Para solucionar essa questão, diminua gorduras e açúcares na alimentação e dê preferência para vegetais e frutas. É importante manter uma alimentação equilibrada e diversificada, não eliminando outros componentes, como carboidratos e proteína. Aqui também inclui o consumo de água, que é necessário para manter um bom metabolismo e ajudar na perda de peso.

2. Faça exercícios cardiovasculares

Esse tipo de exercício aumenta o ritmo cardíaco, melhora o metabolismo e contribui para a resistência física. Alguns exercícios cardiovasculares são: subir escadas repetidamente, realizar sprints em caminhadas e até mesmo praticar a própria natação. Com o tempo, seu sistema cardiovascular será aperfeiçoado e contribuirá para resistência.

3. Esqueça o cigarro

O consumo do cigarro traz vários malefícios para qualquer pessoa, incluindo a redução do nível de resistência física. A nicotina promove uma reação inflamatória no tecido pulmonar, isso dificulta a realização das trocas de gases e, consequentemente, impede a boa respiração.

Pode ser difícil largar esse vício, já que se trata de uma substância que causa dependência química, mas é essencial lutar pela diminuição ou abdicação desse hábito.

4. Aumente o ritmo gradualmente

É importante respeitar o seu próprio limite, afinal, alguém com baixa resistência não conseguirá correr 5 quilômetros sem parar para descansar. Como o corpo não está acostumado a se movimentar dessa maneira, será preciso treiná-lo para isso.

Crie um ritmo de exercícios que atenda às suas necessidades e vá aumentando aos poucos a cada dia. Dessa forma, os músculos vão se adaptando às suas necessidades e, consequentemente, a resistência melhorará.

5. Invista no descanso

Um descanso adequado é fundamental para aumentar a resistência, pois enquanto você dorme, seu organismo libera o hormônio do crescimento (GH) para realizar a reconstrução muscular. Para um treino de hipertrofia é necessário que cada membro do corpo descanse por 48 horas, já para um treinamento focado na resistência, como corrida ou natação, invista em uma longa e produtiva noite de sono.

Quais são os tipos de treinos e como eles contribuem para a resistência física?

São 4 os principais tipos de treinamentos que contribuem para a resistência física. Além de aplicar as dicas acima, é importante saber o tipo de treino para maximizar os seus resultados. Os treinamentos podem ser:

  • de longa distância: conhecido como uniforme ou contínua, os exercícios são de baixa ou média intensidade e praticados por um longo período. Ele é usado para trabalhar a resistência aeróbica (capacidade de sustentar o esforço por mais tempo);
  • por tempo: consiste em medir por quanto tempo o indivíduo consegue manter uma atividade de alta intensidade. Além de ajudar na resistência, também melhora a potência dos músculos;
  • intervalados: intercale exercícios de baixa e alta intensidade, delimitando um tempo para cada um deles;
  • de fartlek (jogo de velocidade em sueco): chamado de contínuo variado, consiste em alterar a intensidade em uma corrida contínua, porém sem um ritmo específico.

Ao entender como ter resistência física, percebe-se que não há atalhos, sendo necessário esforço e dedicação. Mas com as dicas aqui expostas, você conseguirá acelerar os ganhos e ter melhores resultados nos esportes!

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