7 lugares para nadar no Brasil que você não pode perder!

Dicas

A natação traz inúmeros benefícios para quem pratica, seja ela em piscinas ou em locais abertos. Existem vários lugares para nadar no Brasil que são verdadeiros espetáculos da natureza e boas opções de turismo.

O Brasil tem uma costa litorânea com mais de 7 mil quilômetros de extensão, além de uma infinidade de rios e lagos. São muitas opções de lugares que você pode conhecer e aproveitar para dar um mergulho e se exercitar.

Neste artigo, explicaremos a importância de nadar além da piscina e mostraremos sete locais turísticos que são boas opções para aproveitar a prática esportiva. Confira!

A importância de nadar além da piscina

Nadar fora da piscina é uma experiência completamente diferente e enriquecedora. No mar ou rios, você não tem a borda, nem alcança o pé no fundo, a água é mais fria e ainda enfrenta as ondas e a correnteza. Por isso, o desafio é maior e pode ajudar a motivar a prática esportiva.

É importante lembrar que é preciso tomar os devidos cuidados para não se expor a riscos desnecessários no mar. Nunca se aventure sozinho ou vá até locais que não tenham as condições de segurança necessárias. Tomadas as precauções necessárias, o passeio será gostoso e relaxante.

Aproveite este momento para entrar em contato com a natureza. É uma ótima experiência nadar sem ter limites, sem sentir o cheiro do cloro e tendo peixes, corais e outras belezas naturais como paisagem.

No meio de viagens turísticas muitas vezes deixamos os cuidados com o corpo de lado, pensando apenas em relaxar e descansar. Entretanto, essa é uma oportunidade para praticar a natação e aproveitar para conhecer lugares paradisíacos e maravilhosos, sem a pressão do cotidiano e podendo escolher o ritmo que mais se encaixa com a sua vontade.

Os lugares para nadar no Brasil

Na sequência, mostraremos sete lugares que são ótimas opções para nadar e mergulhar, enquanto você passeia e conhece mais o nosso país.

1. Maragogi

Cidade que fica no estado de Alagoas, a 130km da capital Maceió. Ela é conhecida por suas piscinas naturais, chamadas de galés, as maiores do estado. O banco de corais e transparência das águas atraem os turistas que procuram mergulhar em um local mais tranquilo.

2. Lagoa Azul

Um lugar de águas calmas e cristalinas, em Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro. A lagoa é uma piscina natural, que fica entre as ilhas do Macaco, Comprida e Redonda. As águas são tão claras, que até sem snorkel é possível avistar peixes e as belezas naturais da região. Procure encontrar os horários de menor movimento para conseguir aproveitar da melhor maneira.

3. Gruta do Lago Azul

Uma das excelentes opções de passeio em Bonito, Mato Grosso do Sul. Ela fica em uma profundidade de cerca de 100 metros. A água é cristalina, porém, os raios de sol deixam a coloração azulada. É uma paisagem que encanta pela riqueza de detalhes e pela incrível história que pode ser encontrada lá dentro. Para garantir o passeio, é importante reservar com antecedência, visto que só podem entrar 305 pessoas por dia.

4. Piscina natural da Barra da Lagoa

A praia da Barra da Lagoa, no leste de Florianópolis, Santa Catarina, esconde uma piscina natural que encanta quem a conhece. É preciso passar por uma trilha e alguns minutos de caminhada para chegar até a piscina, mas nada muito complicado ou desgastante. Em dias de maré baixa, haverá uma pequena prainha, nos outros, apenas um belo local para nadar a explorar a natureza.

5. Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso, que fica em Jericoacoara, no Ceará, mistura colorações de azul claro e azul escuro, proporcionando uma bela visão. É um local que tem poucas ondas e não é muito profundo, ótimo para quem precisa nadar e descansar, sem muitas preocupações.

6. Arraial do Cabo

As águas calmas e límpidas tornam o lugar uma excelente opção para quem deseja nadar e explorar a natureza. Essa é uma das melhores opções de mergulho no estado do Rio de Janeiro e é muito procurada por turistas de todo o país.

7. Ilha do Arvoredo

Está entre os melhores pontos de mergulho do Brasil. Fica localizada na pequena cidade de Bombinhas, em Santa Catarina. A boa visibilidade e a variedade de peixes atraem tanto mergulhadores profissionais, quanto aprendizes. Com 75% do seu território em área de preservação permanente, a cidade ainda reserva outras boas experiências, como caminhadas na praia, escaladas, trekking, surf, mergulho, entre outros.

A roupa ideal para aproveitar

Para conseguir tirar o máximo de proveito das experiências nesses locais, é importante estar com a roupa adequada. É bom lembrar que ao nadar na natureza, a temperatura da água não é controlada, como na piscina. Na maioria dos casos, ela está mais fria, deixando as roupas térmicas como uma boa opção. São diversas opções, como macacões que cobrem todo o corpo até camisas térmicas, que protegem apenas a parte de cima.

Os óculos de natação também são importantes para quem deseja nadar em locais abertos. Eles mantêm seus olhos secos e, acima de tudo, protegem dos fatores externos que acompanham o meio aquático no mar ou em lagoas.

Quando fabricado para lugares abertos, costumam ter uma lente maior, dando mais visibilidade e permitindo que você consiga ver todas as belezas ao seu redor. O ideal é procurar um equipamento com lentes espelhadas, para evitar que os raios do sol danifiquem seus olhos.

As toucas não são obrigatórias, mas ajudam a manter a cabeça aquecida e fora da água, devido a flutuabilidade delas. As coloridas podem ser úteis para sinalizar a sua presença, evitar colisões e para facilitar a sua localização em caso de necessidade.

Você conheceu várias opções de lugares para nadar no Brasil, agora é a hora de escolher o destino e se preparar para aproveitar o passeio. Lembre-se de tomar todas as precauções para manter a segurança, dessa forma você conseguirá aproveitar de maneira mais completa e tranquila.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos úteis sobre natação e tudo que envolve esse maravilhoso esporte.