Os benefícios da natação para as mulheres e melhorias no corpo

Vida Saudável

Quando falamos sobre os efeitos da natação no corpo feminino, muitas mulheres têm dúvidas que as afastam dessa atividade e as fazem escolher outras opções. O receio de ficar com ombros largos e o medo de ser um exercício que não ajuda no emagrecimento são alguns dos fatores que provocam preconceitos com o esporte.

Muitos são mitos, porém, a natação na verdade traz vários benefícios. Antes de escolher qual atividade física você vai praticar, é importante conhecer quais são as vantagens de cada uma delas.

Neste artigo, traremos alguns mitos e verdades sobre a natação para mulheres, além de mostrar alguns dos benefícios que esse exercício traz. Confira!

Os mitos e verdades sobre os efeitos da natação no corpo feminino

Existem alguns mitos que ainda afastam as mulheres da prática da natação e também algumas verdades que podem ajudá-las nessa escolha. Vamos a eles!

Alarga os ombros

Esse é um dos principais mitos da natação para mulheres. Para ficar com ombros largos e mudar a estrutura corporal você precisa praticar o esporte desde criança e em um ritmo muito intenso, assim como uma atleta profissional. Mas estamos falando de exercícios para adultos, que já têm a estrutura óssea definida e que provavelmente não terão uma rotina de exercícios muito puxada.

Danifica os cabelos

O cloro é o grande vilão dos cabelos e piscinas, verdade! No entanto, a indústria de cosméticos dispõe de inúmeros cremes que podem ser usados para a hidratação dos cabelos e manter a qualidade deles. Esse não é um motivo que impede os exercícios na água.

Gasta poucas calorias

Outro mito difundido sobre o nado. O exercício pode trazer um ótimo gasto calórico, pois movimenta várias partes do corpo. A variedade de estilos de nado contribui para aumentar o gasto, sendo ele maior do que em atividades uniformes, como as caminhadas.

Protege as articulações

A natação é uma atividade física sem impacto, o que permite que qualquer pessoa possa participar. Essa é uma verdade, pois há o fortalecimento muscular de várias regiões do corpo que ajudam a proteger o bom funcionamento das articulações.

Melhora o condicionamento físico

Uma verdade que consegue ser comprovada poucas semanas depois de começar a se exercitar. O envolvimento de vários músculos, somado à respiração coordenada, trará crescimento no seu condicionamento físico.

Os benefícios da natação para mulheres

Depois de esclarecer algumas dúvidas, vamos agora falar sobre os benefícios da natação para mulheres.

Permite a participação de mulheres de todas as idades

É recomendada para pessoas em qualquer idade. Em especial para as mais velhas, com problemas como artrite ou osteoporose, visto que ajuda a aumentar a tônus muscular, sem criar risco de lesões ósseas. Além disso, também é indicada para quem tem diabetes ou outras complicações.

Proporciona resistência e fortalecimento

A água é muito mais densa que o ar. Quando o corpo está imerso, cada movimento é como um treino de resistência, especialmente para os quadris, braços, ombros e glúteos. Por isso, além de queimar calorias, estamos adquirindo massa muscular, que influencia no aumento do metabolismo e auxilia na queima de gordura.

Estimula a perda de peso

Diferente do que muitos pensam, a natação é uma excelente aliada para o emagrecimento. O gasto de calorias durante o exercício é alto e envolve vários membros do corpo. O ideal é que as aulas sejam feitas pelo menos duas vezes por semana. Aos poucos, a resistência vai aumentando e a intensidade da atividade também pode ser intensificada.

Melhora a flexibilidade

Nadando você trabalha o corpo e o torna mais flexível, ajudando as articulações e os ligamentos a se soltarem. Movendo o corpo todo, você alonga completamente e de forma mais eficiente na água, o que ajuda em vários aspectos.

Ativa a circulação sanguínea

A junção dos movimentos corporais de braços, tronco e pernas com o trabalho respiratório na água ajuda a eliminar a gordura em volta do coração. Fortificado, ele passa a bombear melhor o sangue.

Os acessórios necessários para a natação

Para conseguir os melhores resultados e aproveitar todos os benefícios da natação é necessário usar alguns acessórios.

Os óculos talvez sejam os mais conhecidos e estão entre os equipamentos obrigatórios. Seu objetivo é impedir a entrada de água nos olhos e garantir a visão do praticante durante o exercício, sem irritações. Procure o par de óculos que se adapta melhor ao seu rosto.

A touca também é muito conhecida e, ao contrário do que costumam pensar, ela não serve apenas para proteger o cabelo. Ela é importante para manter a higienização da piscina, evitando que os cabelos se espalhem na água.

Ao escolher seu traje para natação é preciso encontrar o modelo que se adapte melhor ao seu corpo. Geralmente, o maiô é a opção mais segura e confortável para a mulher.

Agora que você já descobriu a verdade sobre alguns mitos e conheceu os benefícios da natação para as mulheres, só falta tomar a decisão de começar a nadar. Os efeitos da natação no corpo feminino são muito mais positivos do que negativos, tornando essa atividade uma excelente oportunidade para se manter saudável e fortificar várias partes do corpo.

Você gostou de saber mais sobre os efeitos da natação no corpo feminino? Então aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar mais mulheres a conhecer os benefícios dessa atividade!

  • 17 de setembro de 2019
  • 9 de novembro de 2019

    Excelente matéria, a questão do mito quanto ao ombro era uma duvida minha. Estou fazendo natacao a cerca de 3 meses e se soubesse que seria tão bom ja teria iniciado a muito tempo. Além de tonificar os musculos, melhorar o condicionamento fisico nos torna mais alegre e feliz. A natacao para mim é fundamental visto que me auxilia em muito nos treinos de corrida, obrigada e parabens a todos pela materia.