Dia para homenagear os apaixonados pelo esporte amador

Vida Saudável

Entre tantas datas comemorativas que fazem parte do calendário nacional, o dia 15 de novembro é especial, pois é quando celebra-se o dia do Esporte Amador. A Hammerhead parabeniza a todos os desportistas que praticam atividade física por prazer e pela busca da qualidade de vida. Mas, afinal de contas, qual é a diferença entre o esporte amador e o profissional?

Por definição, amador é aquela pessoa que se dedica a um ofício, a uma arte ou a um esporte por amor, sem ganhos financeiros, enquanto o profissional o faz com remuneração. “O atleta amador normalmente pratica a atividade física conforme a sua rotina, antes ou após o expediente. Já o atleta profissional cumpre horários de treinos bem mais rígidos, segue uma alimentação adequada, tem o acompanhamento de diferentes especialistas e faz do esporte a sua profissão”, explica a jornalista Ana Amado.

Todos os dias bem cedinho, faça chuva ou sol, ela cai na piscina para dar as suas braçadas. Após o exercício, Ana corre o trabalho e assume o expediente às 8h. De acordo com a jornalista, já é mais do que comprovado que a prática constante de uma atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

Quando por alguma razão falto ao treino, passo o dia inteiro de mau humor. “Eu preciso fazer esporte para manter a minha sanidade”, brinca. “Independente da modalidade praticada, o essencial é nunca deixar o corpo parado. A famosa frase ‘mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são) (*) nunca esteve tão atual“, afirma. 

(*) Famosa citação latina derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, datada do final do século I e início do século II. A frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar da vida e que o homem precisa exercitar seu corpo para poder alcançar um equilíbrio psíquico completo.

Não existem comentários, envie o seu