Descubra 7 acessórios de natação que não podem faltar no treino

Dicas

Os acessórios de natação são essenciais para melhorar o resultado do treinamento nas piscinas. Desde as primeiras braçadas, os equipamentos auxiliam no aprendizado da técnica, aumentam a capacidade física do praticante e ajudam na recuperação de lesões, além de deixar a atividade mais prazerosa.

Promover a segurança e o bem-estar do nadador também estão entre os seus benefícios. Mesmo os atletas profissionais utilizam alguns materiais durante as competições e na sua rotina de exercícios, por isso, é fundamental escolher os acessórios corretos para maximizar o seu desempenho.

Separamos os 7 principais equipamentos da natação e destacamos a sua finalidade e os seus usos. Continue a leitura e aproveite essas dicas!

1. Óculos

Esse é um dos equipamentos mais conhecidos, utilizado por todos os praticantes de natação. Seu objetivo é impedir a entrada de água nos olhos e garantir a visão do praticante durante o exercício, sem irritações. Ele é indicado para as crianças (infantil) e para os adultos, que devem procurar o modelo que mais se identificam.

Existem diferentes tipos de óculos, destinados para cada tipo de atleta. Os profissionais preferem um modelo com distância pequena entre a borda e a lente, o que diminui as chances de entrar água durante as competições. Já para os praticantes amadores, a versão de treinamento é mais confortável e resistente ao cloro.

A iluminação também faz a diferença no modelo. Para quem nada durante o dia, o recomendado é utilizar os óculos espelhados, que protegem da luz do sol. Para os ambientes noturnos e com pouca iluminação, a lente transparente e as coloridas, respectivamente, são as melhores escolhas.

2. Touca

Ao contrário do que muitos pensam, a touca não serve para que o cabelo não fique molhado. O seu principal objetivo é manter a higienização da piscina, que é um local de uso coletivo e, sem ela, os fios podem ficar soltos na água. Além disso, esse material evita que o cabelo atrapalhe os olhos durante o nado.

É comum que as academias dividam os alunos pelo seu nível de conhecimento e, para indicar aos professores essa diferenciação, são utilizadas toucas coloridas. Vale ressaltar que esse acessório, mesmo cobrindo os ouvidos, não garante a proteção à água — para isso, deve-se comprar um protetor de ouvido.

Nas competições, os nadadores também ficam com a touca para mostrar o clube ou o país que representam. Existem modelos específicos para a competição que evitam o deslocamento e a perda de segundos importantes. Para os iniciantes, a lycra e o silicone têm bom custo-benefício e, a partir dos oito anos, é possível usar modelos para adultos.

3. Traje adequado

Não existe um traje ideal para a natação. Essa é uma escolha pessoal e o praticante pode testar alguns modelos para saber qual se encaixa melhor para ele. Para os iniciantes, a sunga (homem) e o maiô (mulher) são opções seguras e confortáveis, que não criam muita resistência na água.

Existe também a opção de os homens utilizarem uma bermuda especial, que fica colada ao corpo e melhora o desempenho. Bermudas de tactel devem ser evitadas e são proibidas em muitos lugares por conta da higiene. O mesmo vale para o biquíni, que corre o risco de sair do lugar durante o nado.

4. Nadadeira

Conhecida pela prática do mergulho, a nadadeira (ou pé de pato) também tem serventia na natação. Sua função é melhorar a postura do corpo na água para desenvolver a técnica dos membros superiores e inferiores. Pessoas de todas as idades podem usar o equipamento, inclusive os profissionais.

Outras vantagens da nadadeira são a melhora do condicionamento e o alongamento do tornozelo, já que é preciso vencer a resistência da água para se mexer. Esse exercício favorece a força nas pernas, o que melhora a técnica e os resultados dos treinamentos. Quanto mais flexível o tornozelo, mais correto é o movimento.

5. Prancha

Esse é um dos acessórios de natação mais comuns nas aulas e serve para melhorar a técnica e a força nas pernas. Em geral, os iniciantes flutuam na prancha e precisam se deslocar na piscina com a batida dos pés, o que tem como função aprimorar a movimentação dos membros inferiores.

Os mais avançados podem segurá-la com os braços esticados e usar as pernas para aumentar a dificuldade do exercício. Ela também faz parte dos treinamentos para o nado costas, em posição invertida. Para as crianças, é recomendado procurar uma prancha menor, já que elas podem ter dificuldades com as de tamanho padrão.

6. Clip de nariz

O clip de nariz é uma proteção usada por iniciantes e profissionais para fechar as narinas, o que evita a entrada de água e de ar. Uma das explicações é evitar o contato das membranas da mucosa nasal com o cloro, que é uma substância forte e pode causar ressecamento e irritações.

Os profissionais recomendam o uso do protetor no nado de costas, por exemplo. Mas nem todo mundo consegue segurar a respiração sem soltar o ar, então o equipamento é um auxílio para os praticantes terem mais fôlego durante o percurso. Em geral, eles são feitos de látex nas pontas e há um fio entre eles.

7. Flutuador

O flutuador, também conhecido como Pull Buoy, é indicado para trabalhar os membros superiores e melhorar a técnica das braçadas. Esse material é colocado entre as coxas do aluno, o que dificulta o movimento das pernas e causa desequilíbrio. Porém, seu uso deve ser moderado para não forçar os ombros.

É indicado para iniciantes na natação e que não conhecem os movimentos corretos dos braços. Para as crianças abaixo de dez anos, os flutuadores grandes não são recomendados, já que não encaixam direito nas suas pernas. Por isso, procure um material menor — de preferência, feito com EVA.

A utilização correta dos acessórios de natação garante uma melhor performance dos praticantes durante os treinamentos. Procurar formas de facilitar o aprendizado do esporte para os iniciantes é essencial para otimizar os resultados das aulas. Então, que tal procurar esses equipamentos e aplicar essas dicas na piscina?

A Hammerhead Sports é uma loja especializada em produtos de natação. Entre no nosso site e encontre as melhores oportunidades para você melhorar os resultados dos seus treinos!

Não existem comentários, envie o seu