Como escolher touca de natação? 3 dicas imprescindíveis

Dicas

Todo nadador quer aprimorar cada vez mais a sua capacidade no esporte, por isso é bastante importante que ele saiba como escolher touca de natação. Juntamente com um bom óculos e o traje adequado, a touca permitirá que você maximize os resultados, seja um praticante casual ou atleta.

Neste artigo vamos apresentar a importância e a utilidade real da touca no esporte, as melhores dicas para escolher a mais adequada para o seu objetivo e, após, também vamos listar orientações para conservá-la. Confira!

A importância da touca no esporte

Primeiramente, a touca tem a função de manter a higiene da água na piscina, já que ela é de uso coletivo. Ninguém gostaria de se embaraçar em fios de cabelo de outra pessoa enquanto pratica o esporte, não é mesmo?

A touca também impacta diretamente o treino, pois proporciona melhores condições de movimentação da cabeça e facilita a respiração, já que os cabelos não cairão sobre os olhos, ouvidos, boca e nariz. Além disso, ela diminui o atrito do usuário com a água, aumentando a eficiência no nado — portanto, mesmo pessoas com cabelos curtos podem aproveitar da touca para aprimorar seu treino.

As 3 melhores dicas de como escolher touca de natação

1. Considere o material da touca

Há diferentes tipos de materiais que devem ser levados em conta no momento da compra, já que influenciam diretamente no treino e o nadador precisa escolher o mais adequado para seu objetivo. Elas podem ser de:

  • silicone: apresentam maior durabilidade, flexibilidade e resistência, porém têm custos mais elevados;
  • látex: são mais baratas, finas e leves, por isso vestem mais fácil, mas podem rasgar com mais facilidade;
  • lycra: são baratas, mais confortáveis, cumprem a função de segurar o cabelo e duram mais que as de látex, isto é, entre 10 e 12 meses.

2. Preste atenção no formato

Existem diferentes modelos de touca e deve ser escolhido aquele com que o nadador se sinta mais confortável. São eles:

  • tamanho único: são aquelas cujo tamanho não varia, isto é, a sua elasticidade faz com que se encaixe em cabeças maiores;
  • grande: destinado às pessoas com cabelos longos;
  • pequeno: pessoas com cabeça menor ou com cabelo curto;
  • infantil: feito para crianças.

3. Tipo e quantidade de cabelo

Se o cabelo do nadador exigir uma proteção maior contra o cloro e outros produtos químicos que mantêm a piscina limpa, as toucas mais recomendadas são as de silicone, já que este é um material mais grosso e se ajusta melhor na cabeça.

Principais dicas de como conservar a touca

Guarde-a adequadamente

Ao guardá-la, evite que tenha contato com materiais pontiagudos, como grampos, canetas e tesouras. Além disso, ela deve ser guardada longe do calor.

Evite que ela resseque ou grude

Lave a touca com água fria após o uso para retirar o cloro, assim se evita que o produto cause danos nela enquanto está guardada. Para evitar que ela grude, recomenda-se que ela seja armazenada sem dobrar.

Cuide dela gentilmente

As toucas são delicadas e pequenos cortes podem se tornar um grande problema ou até mesmo inutilizá-la. Para isso, evite usar as unhas diretamente no material e puxe levemente.

Após entender como escolher touca de natação, dá para perceber que são diversas as variáveis que devem ser observadas no momento da compra, independentemente se o nadador é um praticante não profissionalizado ou um atleta. Mas, com as dicas acima, você já sabe como fazer a escolha mais adequada e ainda como aumentar a duração.

Que tal receber mais conteúdos como este diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter! É gratuito!

Não existem comentários, envie o seu