Afinal, como eliminar a barriga e quais os exercícios indicados?

Vida Saudável

Se você perguntar para as pessoas ao seu redor o que mais as incomoda no corpo, provavelmente vai ouvir que é a barriga. O acúmulo de gordura na região incomoda pela estética e pode afetar a saúde. Essa barriguinha avantajada pode afetar a autoestima e até atrapalhar a vida social, mas ela não precisa ser mais um problema.

Neste texto, vamos explicar como eliminar a barriga de vez e quais são os exercícios mais indicados para isso. Se você está na luta contra a gordura localizada, vem com a gente e boa leitura!

Por que acumulamos gordura na barriga?

Primeiro, vamos entender por que a gordura insiste em acumular na região da barriga. Se você observar as pessoas ao seu redor, vai perceber que algumas engordam só a barriga, enquanto outras engordam de forma mais uniforme — quadril, braços e pernas também.

Essas diferenças ocorrem por questões genéticas e hormonais. As mulheres têm uma tendência maior a engordar de maneira mais uniforme, por causa do hormônio estrogênio. Já os homens tendem a engordar principalmente na região abdominal, por causa do hormônio cortisol, que facilita o acúmulo de gordura nessa região.

É claro que isso não é uma regra, e a genética também influencia onde você acumula mais gordura. Outro ponto interessante é que pessoas que engordam desde a infância tendem a acumular gordura no corpo todo. Quem engorda apenas na idade adulta tende a apenas engordar na região abdominal.

Como eliminar a barriga?

Conhecendo as causas da famigerada barriga, vamos ver por que é importante acabar com ela. Além da questão estética, que incomoda muito, o excesso de gordura na região está associado ao surgimento de doenças como diabetes, hipertensão e problemas no fígado. Para acabar com a barriga de vez, confira as 3 dicas a seguir.

1. Alimentação saudável

Um dos principais pontos para acabar de vez com a barriga é manter uma alimentação saudável. Deixe o refrigerante, álcool, doces e açúcares e alimentos ultraprocessados de lado. Esses alimentos atrapalham o processo de emagrecimento e, dependendo da quantidade, podem até aumentar a barriga.

Procure comer legumes, verduras e frutas nas suas refeições, sempre o mais natural possível. Lembre-se também de beber água. Uma alimentação balanceada é a chave para perder peso de maneira saudável e duradoura.

2. Prática de exercícios

Muita gente acha que abdominais são para perder a barriga, mas, na verdade, eles só fortalecem a musculatura do abdômen. Então, não adianta fazer mil abdominais por dia e achar que vai ficar com um tanquinho. O músculo até vai ficar forte, mas a capa de gordura continua por cima dele.

Faça exercícios para o corpo todo. Intercale exercícios de força e aeróbicos. Você pode fazer musculação, funcional, corrida, natação e muitos outros. Encontre um que você gosta e se movimente!

3. Melhora da postura

Pode parecer bobagem, mas manter a coluna ereta e uma postura correta ajuda a reduzir a aparência da barriga. A quantidade de gordura não vai diminuir, mas a postura vai ajudar a disfarçar o tamanho. Faça um teste no espelho: observe sua barriga com a coluna encurvada e ombros para frente e como ela “diminui” ao ficar com a postura correta.

Agora você já sabe como eliminar a barriga. É importante lembrar que ela não some de um dia para o outro — da mesma forma que ela não apareceu de um dia para o outro. Cuidando da alimentação e fazendo uma atividade física, você vai acabar com o excesso de gordura, melhorando sua aparência e saúde.

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