Chico Menez: missão de testar a nova nadadeira Aqua Fins

Atletas

Um dos nadadores mais atuantes do Brasil, Chico Menez manteve com sucesso a longevidade da carreira e aos 35 anos brilha na categoria master. Velocista nos quatro estilos na distância de 50mts e com quase 400 pódios nacionais e internacionais, também tem um vasto currículo fora das piscinas. Formado em Educação Física e com pós-graduação em Fisiologia do Exercício, Natação e Atividades Aquáticas, fundou a CMSWIMCOACH e  é proprietário da Clínica de Personal Trainer Studio Botanic. Portanto, nada melhor do que um especialista para testar a Aqua Fins, nova nadadeira da Hammerhead.

“É bastante comum os iniciantes na modalidade perguntarem sobre os benefícios das nadadeiras para a natação. Este acessório é muito utilizado em exercícios de perna (para aprimorar a resistência, força, potência e velocidade) e também durante os educativos, pois deixa o nado mais leve e fácil. Também uso, por exemplo, para executar a soltura e voltar à calma ao final da sessão. Já para os atletas que estejam se recuperando de lesões nos membros superiores (geralmente ombros e cotovelos), a nadadeira alivia a tração dos braços, sendo ótima aliada nestes casos.

Embora para as pessoas mais leigas as nadadeiras pareçam semelhantes, existem diferentes modelos e cada um tem o seu propósito. No caso da Aqua Fins, a rigidez da pala é o principal diferencial, pois proporciona maior resistência e propulsão dentro da água. Já a parte do solado possui antiderrapante, evitando que o pé deslize na borda e permitindo viradas mais firmes, sendo excelente para os nadadores profissionais.

Eu indicaria o modelo Silicone Premium Fins para boa parte do treinamento e o uso da Aqua Fins para as séries mais fortes dos nadadores de rendimento ou alto rendimento. Justamente por sua maior rigidez, os alunos ou atletas com menor força podem executar uma pernada sem a biomecânica correta. Por isso é importante para o praticante amador usar a nadadeira de maneira supervisionada, pois a utilização incorreta em intensidades e até mesmo na biomecânica do movimento pode causar lesões. Também é importante saber escolher o acessório adequado. Existem no mercado vários tipos de nadadeiras e alguns não são indicados para as aulas de natação.

Quem pratica a modalidade sabe que normalmente os treinamentos são repetitivos e monótonos. Portanto, o uso de acessórios faz com que o professor coloque em prática toda sua criatividade para passar a mesma atividadede diversas formas. No caso específico da nadadeira Aqua Fins, a cor vibrante sai do padrão e dá “vida” aos exercícios de perna”.

Por Chico Menez, medalhista e recordista sul-americano, pan-americano e mundial, vencedor de 12 medalhas – sendo 11 de ouro – no Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano em Medellín, na Colômbia, em 2015.​

Não existem comentários, envie o seu