Benefícios da hidratação pré, durante e pós atividade física

Você Sabia?

É sabido que o corpo deve se manter hidratado para que o exercício físico possa ser realizado de forma segura e não provoque danos sérios ao organismo. Mas engana-se quem pensa que é só suando ou em lugares quentes que perdemos líquido. O frio, por exemplo, também pode desidratar de forma severa. Por isso a importância de manter sempre o consumo de água.

Isso fica ainda mais evidente durante a prática de exercício. A atividade física intensa causa desgaste por impacto e diminui a chegada de potássio no músculo, fazendo com que ele trabalhe de maneira anaeróbica. A desidratação somada à perda de sódio causa as famosas cãibras. Ocorrem, também, as dores de cabeça. Esse terrível incômodo acontece por falta de água no cérebro, pois o sangue é desviado para a pele, com o objetivo de expelir o calor. Como resultado, aquela vermelhidão e rubor na pele.

Alguns fatores tendem a aumentar a necessidade de uma boa hidratação. O uso de roupa inadequada ao esporte, por exemplo, pode acelerar a desidratação, pois o corpo não elimina o calor e aumenta a necessidade de resfriamento, precisando de líquido.

Hidratação pré e durante o treino

A maneira mais fácil para se hidratar é beber água e orienta-se ingerir de 400ml a 600ml duas horas antes do exercício. Esse tempinho é bom para o corpo absorver o líquido e se hidratar. Durante a prática esportiva, a indicação é ingerir 100 ml de água fria a cada 20 minutos. Entretanto, o excesso é sempre prejudicial, podendo comprometer o desempenho e causar até mal-estar, como a hiper-hidratação, provocando a queda dos níveis de sódio no organismo e também causado fortes dores de cabeça, náuseas e vômitos.

Hidratação pós-treino

Já a hidratação pós-treino é tão importante quanto as demais. As duas primeiras horas após o treino são significativas para absorção de líquidos, aumentando assim o volume de plasma no sangue. Para agilizar a reidratação, prefira bebidas geladas ou até com açúcar, se houver necessidade, pois elas aceleram esse processo. E fique longe de refrigerantes, sucos ácidos (como de laranja ou limão), ou bebidas alcoólicas, pelo menos durante esse período.

Para atletas de alto rendimento, o recomendado é ingerir 1,5l para cada quilo perdido durante as atividades. Para repor as reservas energéticas da melhor forma e proporcionar o aumento de glicogênio em nosso corpo, prefira suplementos com hidratos de carbono e sódio, pois eles aceleram esse processo e repõem os eletrólitos do organismo.

E não esqueça: o ideal de consumo de água diário é cerca de 2,5 litros, sendo de 1,5l a 2l em forma de líquidos e o restante proveniente dos  alimentos. Portanto, nunca descuide da hidratação! Ela é parte imprescindível para o seu rendimento e, principalmente, para a sua saúde.

Não existem comentários, envie o seu