Apneia nas provas de salvamento aquático

Você Sabia?

Remada com pranchão, corrida com nadadeira, reboque de manequim e reboque de manequim com nadadeira são provas desconhecidas da maioria do público, mas que fazem parte das disputas de salvamento aquático. E o treinamento de apneia é essencial para os atletas que participam dessas provas. 

Modalidades como os 100 metros reboque de manequim com nadadeira, por exemplo, exigem que a pessoa fique submersa por quase 60 metros, e na prova do revezamento medley um dos atletas faz 50 metros debaixo d´água em explosão.

“Muitas pessoas fazem treinamento de apneia para obter melhor desempenho nas suas modalidades, sendo primordial aos salva-vidas que trabalham na praia. Ao fazer o salvamento, a pessoa pode se deparar com uma situação de mar revolto e terá que segurar a respiração por muito tempo”, explica o divemaster Ricardo Branco, especialista em mergulho livre de alto desempenho, professor de apneia e atleta patrocinado pela Hammerhead.

Ele conta que além de contribuir muito para o condicionamento físico, cada vez mais a apneia é usada por atletas de alto nível para ampliar a capacidade respiratória. “No Brasil a cultura ainda é pequena quanto à importância da apneia, mas aos poucos as pessoas estão adquirindo a consciência dos benefícios deste treinamento para a qualidade de vida”, garante.

Não existem comentários, envie o seu