A nadadeira é figurinha comum à beira da piscina

Dicas

Foi-se o tempo em que nadar significava fazer a atividade física usando somente óculos, touca e sunga/maiô, deslocando-se de um lado para o outro. Atualmente, os acessórios específicos da modalidade, além de ajudarem a aprimorar a técnica do nado, tornam os treinos mais divertidos. A nadadeira é um desses itens e já virou figurinha comum à beira da piscina.

O produto é usado especialmente para treinar e fortalecer os membros inferiores, já que a força realizada é similar ao levantamento de peso. Principalmente no caso dos iniciantes, ajuda a melhorar a posição do corpo na água, que fica mais horizontal. A nadadeira também aumenta o condicionamento físico ao estimular o uso das pernas durante o nado. Quanto mais os músculos forem usados, maior o benefício cardiovascular.

Mas é bom não confundir nadadeira com pé de pato. A nadadeira possui pala curta e rígida para proporcionar maior resistência e propulsão, como o modelo Training Fins. Já o pé de pato usado pelos mergulhadores é comprido e maleável, fazendo os movimentos dos pés ficarem mais lentos.

No entanto, os treinadores alertam que a utilização do acessório deve acontecer de forma consciente e não o tempo todo, correndo o risco de sobrecarregar a articulação e os ligamentos. Com isso na cabeça, ou melhor, nos pés, o seu treino ficará ainda mais interessante.

 

Não existem comentários, envie o seu