Taynara Bonetti: a prova mais perfeita da minha carreira!

Atletas

Esse foi um ano de muito aprendizado e grandes mudanças na minha carreira. Além de assumir a liderança no ranking brasileiro da Confederação Brasileira de Triathlon na categoria 20-24 anos, em dezembro fiz a estreia na prova do Challenge Half (meio Ironman, com 1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21.1km de corrida). E o resultado superou todas as minhas expectativas.

Liderei a natação de ponta a ponta e isso já foi um bom estímulo para pedalar mais alegre. Consegui terminar bem a bike e posso dizer até que saí um pouco descansada para a meia maratona. Talvez essa tenha sido a parte da prova que mais me surpreendeu. Eu mantive a concentração e entrei em estado de flow (*). A minha cabeça esvaziou e quando percebi já tinha feito 16km. Corri o tempo todo sem olhar o pace ou a distância. Confesso que sofri muito menos correndo os 21.1k do que os 10km da prova olímpica rsrsrs.

Entre mais de 100 mulheres, sendo que eu era a competidora mais nova, fiquei em primeiro na minha categoria e oitavo no geral feminino, com 5h18min! O resultado só confirmou o que já sabia: que o meu forte são as distâncias mais longas. Sem dúvida é um desafio que exige muita concentração e bastante controle psicológico. É preciso saber dosar muito bem o ritmo, pois se você forçar demais no começo, acaba pagando por isso no meio da prova e estragando tudo. Também é essencial controlar a alimentação, que é de extrema importância em provas longas. E definitivamente adoro isso – essa concentração, esse estado de flow, essa energia.

Posso dizer que foi a prova mais perfeita da minha carreira! Foi um belo teste para o Ironman Florianópolis 2018, que acontecerá no dia 27 de maio. As semanas específicas de preparação começam em janeiro (20 semanas antes do evento), sendo que em abril farei os 70.3 de Floripa, último desafio antes da prova de ferro. Mas após o resultado do Challenge Half estou ainda mais confiante para o Ironman.

E não poderia terminar esse post sem agradecer a todas as pessoas que estão sempre ao meu lado. É uma injeção de motivação receber o apoio da família, dos amigos e de tanta gente torce por mim. Tenho profissionais maravilhosos cuidando da minha preparação, além de apoiadores e patrocinadores como a Hammerhead que tornam possível buscar esse sonho. Sempre digo que trabalho em equipe é essencial e teremos muitos motivos para celebrar em 2018.

(*) Estado de flow ou fluxo mental é quando a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade.​

  • 13 de dezembro de 2017

    É muito bom acompanhar a história de uma atleta determinada, disciplinada e guerreira como a Taynara. Estaremos na torcida sempre! Desejamos sucesso e enviamos as energias mais positivas possíveis!