5 esportes ao ar livre que valem a pena praticar! Encontre o seu

Vida Saudável

Fazer exercícios regularmente é a melhor forma de manter uma vida saudável. Para quem deseja aumentar os benefícios, os esportes ao ar livre possibilitam um contato com a natureza e uma maior interação social, o que garante uma saúde física e mental mais equilibrada, além de proporcionar relaxamento.

A recomendação dos especialistas é de realizar, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas toda semana. Para usar esse tempo de uma forma mais interessante, é importante procurar esportes que tenham a ver com os seus gostos e que o estimulem a aprender e voltar nos próximos dias.

Por isso, separamos aqui 5 esportes para você conhecer melhor e começar a praticar. Continue a leitura!

 

1. Natação

A natação é muito conhecida e recomendada para toda a família. Desde criança, é indicado colocar os filhos nas aulas para aprender a nadar e começar a desenvolver o corpo. Um dos seus principais benefícios é a melhora no sistema respiratório, com a maior elasticidade dos músculos dos pulmões.

Para quem não gosta de academia ou tem pouco tempo devido à rotina, é possível nadar no mar nas folgas ou procurar uma piscina perto de casa para praticar duas ou três vezes por semana. Esse esporte estimula a perda de peso, aumenta os músculos e faz bem para o coração.

2. Caminhada e corrida

A corrida ou caminhada na rua é democrática e tem a grande vantagem de poder ser realizada em qualquer lugar e a qualquer hora. Dessa forma, mesmo quem tem uma rotina apertada pode arrumar alguns minutos para andar pelo bairro, o que previne doenças cardíacas e auxilia na redução de peso.

Essa atividade também é uma oportunidade para passar um tempo com a família ou fazer novas amizades. O contato com a natureza faz bem para a mente e o exercício libera endorfina, que combate a ansiedade, a depressão e promove uma melhora no humor.

3. Ciclismo

Quer desbravar novas áreas da cidade ou fazer uma trilha de um jeito diferente? Então a bicicleta é a melhor escolha! O ciclismo é um esporte que desenvolve os músculos do corpo, principalmente os inferiores, e melhora o condicionamento físico.

Andar de bicicleta também é uma opção para quem procura um esporte de baixo impacto e quer evitar lesões. Outros benefícios são a redução do colesterol, com a aceleração do metabolismo, e o controle de glicemia no sangue. Vamos aproveitar essas vantagens e pedalar?

4. Stand Up Paddle

Se você gosta de pegar sol no fim de semana e frequentar a praia, uma dica é experimentar o Stand Up Paddle. Esse esporte, que é realizado com uma prancha grande, pode ser praticado por crianças, adultos e idosos. Como não tem impacto, é ideal para quem tem receio de se machucar.

Depois da sua popularização, na última década, ficou mais fácil encontrar barracas que alugam pranchas nas praias. Ao contrário do surf, a pessoa já consegue ficar em pé e remar desde a primeira aula, o que aumenta a emoção. O SUP é perfeito para melhorar o equilíbrio e a concentração e é capaz de queimar algumas calorias.

5. Escalada

A escalada é um dos esportes olímpicos de Tóquio (2020) e é uma ótima alternativa para os fãs de atividades radicais. Além das paredes, que são indoor, existem as pedras e morros para quem deseja aumentar a aventura. A sua prática exige força em todos os músculos e concentração para alcançar o objetivo.

Vale ressaltar que, para enfrentar esse desafio, é importante utilizar os equipamentos de segurança corretos. Além do esforço físico, a escalada demanda concentração para escolher os pontos ideais para subir. Assim que puder, procure um local na sua cidade e experimente essa atividade!

Os esportes ao ar livre são uma oportunidade de respirar ar fresco com todos os benefícios que o exercício físico proporciona. O grande diferencial, somado às paisagens bonitas, é que essas atividades estimulam o aprendizado e não são monótonas como aqueles realizadas nas academias.

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