5 dicas para acertar na comunicação visual do seu PDV

Lojistas

A comunicação visual de um ponto de venda (PDV) tem um papel que vai muito além do embelezamento da loja. Conhecer a sua importância pode ajudá-lo a montar o PDV ideal.

Apostar em estratégias bem definidas é fundamental e o espaço destinado ao PDV deve ser ocupado de forma inteligente para estimular a decisão da compra. Vários detalhes devem ser levados em consideração e cada loja tem suas peculiaridades. Uma vez pensadas as questões de segmentação, ergonomia e exposição, chegaremos à etapa de personalização do local.

O ponto fundamental é a comunicação visual, que deve repassar de forma clara e direta à proposta da loja. Algumas questões devem ser consideradas para elaboração das estratégias de comunicação visual, confira as 5 dicas importantes:

1 – Foco principal
Toda a comunicação visual deve ter uma finalidade básica: cativar o cliente e influenciar em sua decisão de compra;

2 – Nem mais, nem menos
A exposição das informações deve ser pensada de forma que fique fácil localizá-las. Mas lembre-se que exagerar no conteúdo, pode poluir visualmente;

3 – Mexer com as emoções
Em um PDV o primeiro estímulo do cliente é visual. É preciso mexer com a percepção e emoção, e atraí-lo com imagens que evidenciem atividade que causem identificação e estímulo;

4 – Chamar atenção
As imagens devem atrair o cliente, para direcioná-lo ao espaço onde estão os itens que procura e orientá-lo quanto à segmentação dentro da loja;

5 – Sinalização
Exposição qualificada das informações visuais, como preços, promoções, destaques é um impulsionador de vendas. Estes pontos devem ser elaborados com o objetivo de mostrar para o cliente o benefício que ele encontrará naquele local.

As imagens devem ser escolhidas de forma harmoniosa e certeira e as informações devem estar dispostas com a ideia de oferecer respostas de forma espontânea, antes mesmo que o cliente tenha o tempo de fazer a sua pergunta. Assim, o ponto de venda acaba se tornando um diferencial da marca e permite uma experiência única.

Conheça algumas imagens que a Hammehead disponibiliza para PDVs espalhados por todo país:

pdvs

  • […] Por fim, é necessário estar atento a outros detalhes como: Disponibilizar peças complementares próximas umas das outras, por exemplo, óculos e toucas, snorkel e protetor nasal. Ter modelos disponíveis para prova, utilizando expositores que valorizem estes itens e sejam montados considerando as dicas acima. Disponibilizar espelhos próximos ao local de prova do produto e principalmente tornar o PDV atrativo, para isto você pode encontrar ótimas dicas aqui. […]