Os benefícios da natação para as mulheres e melhorias no corpo

Vida Saudável

Quando falamos sobre os efeitos da natação no corpo feminino, muitas mulheres têm dúvidas que as afastam dessa atividade e as fazem escolher outras opções. O receio de ficar com ombros largos e o medo de ser um exercício que não ajuda no emagrecimento são alguns dos fatores que provocam preconceitos com o esporte.

Muitos são mitos, porém, a natação na verdade traz vários benefícios. Antes de escolher qual atividade física você vai praticar, é importante conhecer quais são as vantagens de cada uma delas.

Neste artigo, traremos alguns mitos e verdades sobre a natação para mulheres, além de mostrar alguns dos benefícios que esse exercício traz. Confira!

Os mitos e verdades sobre os efeitos da natação no corpo feminino

Existem alguns mitos que ainda afastam as mulheres da prática da natação e também algumas verdades que podem ajudá-las nessa escolha. Vamos a eles!

Alarga os ombros

Esse é um dos principais mitos da natação para mulheres. Para ficar com ombros largos e mudar a estrutura corporal você precisa praticar o esporte desde criança e em um ritmo muito intenso, assim como uma atleta profissional. Mas estamos falando de exercícios para adultos, que já têm a estrutura óssea definida e que provavelmente não terão uma rotina de exercícios muito puxada.

Danifica os cabelos

O cloro é o grande vilão dos cabelos e piscinas, verdade! No entanto, a indústria de cosméticos dispõe de inúmeros cremes que podem ser usados para a hidratação dos cabelos e manter a qualidade deles. Esse não é um motivo que impede os exercícios na água.

Gasta poucas calorias

Outro mito difundido sobre o nado. O exercício pode trazer um ótimo gasto calórico, pois movimenta várias partes do corpo. A variedade de estilos de nado contribui para aumentar o gasto, sendo ele maior do que em atividades uniformes, como as caminhadas.

Protege as articulações

A natação é uma atividade física sem impacto, o que permite que qualquer pessoa possa participar. Essa é uma verdade, pois há o fortalecimento muscular de várias regiões do corpo que ajudam a proteger o bom funcionamento das articulações.

Melhora o condicionamento físico

Uma verdade que consegue ser comprovada poucas semanas depois de começar a se exercitar. O envolvimento de vários músculos, somado à respiração coordenada, trará crescimento no seu condicionamento físico.

Os benefícios da natação para mulheres

Depois de esclarecer algumas dúvidas, vamos agora falar sobre os benefícios da natação para mulheres.

Permite a participação de mulheres de todas as idades

É recomendada para pessoas em qualquer idade. Em especial para as mais velhas, com problemas como artrite ou osteoporose, visto que ajuda a aumentar a tônus muscular, sem criar risco de lesões ósseas. Além disso, também é indicada para quem tem diabetes ou outras complicações.

Proporciona resistência e fortalecimento

A água é muito mais densa que o ar. Quando o corpo está imerso, cada movimento é como um treino de resistência, especialmente para os quadris, braços, ombros e glúteos. Por isso, além de queimar calorias, estamos adquirindo massa muscular, que influencia no aumento do metabolismo e auxilia na queima de gordura.

Estimula a perda de peso

Diferente do que muitos pensam, a natação é uma excelente aliada para o emagrecimento. O gasto de calorias durante o exercício é alto e envolve vários membros do corpo. O ideal é que as aulas sejam feitas pelo menos duas vezes por semana. Aos poucos, a resistência vai aumentando e a intensidade da atividade também pode ser intensificada.

Melhora a flexibilidade

Nadando você trabalha o corpo e o torna mais flexível, ajudando as articulações e os ligamentos a se soltarem. Movendo o corpo todo, você alonga completamente e de forma mais eficiente na água, o que ajuda em vários aspectos.

Ativa a circulação sanguínea

A junção dos movimentos corporais de braços, tronco e pernas com o trabalho respiratório na água ajuda a eliminar a gordura em volta do coração. Fortificado, ele passa a bombear melhor o sangue.

Os acessórios necessários para a natação

Para conseguir os melhores resultados e aproveitar todos os benefícios da natação é necessário usar alguns acessórios.

Os óculos talvez sejam os mais conhecidos e estão entre os equipamentos obrigatórios. Seu objetivo é impedir a entrada de água nos olhos e garantir a visão do praticante durante o exercício, sem irritações. Procure o par de óculos que se adapta melhor ao seu rosto.

A touca também é muito conhecida e, ao contrário do que costumam pensar, ela não serve apenas para proteger o cabelo. Ela é importante para manter a higienização da piscina, evitando que os cabelos se espalhem na água.

Ao escolher seu traje para natação é preciso encontrar o modelo que se adapte melhor ao seu corpo. Geralmente, o maiô é a opção mais segura e confortável para a mulher.

Agora que você já descobriu a verdade sobre alguns mitos e conheceu os benefícios da natação para as mulheres, só falta tomar a decisão de começar a nadar. Os efeitos da natação no corpo feminino são muito mais positivos do que negativos, tornando essa atividade uma excelente oportunidade para se manter saudável e fortificar várias partes do corpo.

Você gostou de saber mais sobre os efeitos da natação no corpo feminino? Então aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar mais mulheres a conhecer os benefícios dessa atividade!

7 lugares para nadar no Brasil que você não pode perder!

Dicas

A natação traz inúmeros benefícios para quem pratica, seja ela em piscinas ou em locais abertos. Existem vários lugares para nadar no Brasil que são verdadeiros espetáculos da natureza e boas opções de turismo.

O Brasil tem uma costa litorânea com mais de 7 mil quilômetros de extensão, além de uma infinidade de rios e lagos. São muitas opções de lugares que você pode conhecer e aproveitar para dar um mergulho e se exercitar.

Neste artigo, explicaremos a importância de nadar além da piscina e mostraremos sete locais turísticos que são boas opções para aproveitar a prática esportiva. Confira!

A importância de nadar além da piscina

Nadar fora da piscina é uma experiência completamente diferente e enriquecedora. No mar ou rios, você não tem a borda, nem alcança o pé no fundo, a água é mais fria e ainda enfrenta as ondas e a correnteza. Por isso, o desafio é maior e pode ajudar a motivar a prática esportiva.

É importante lembrar que é preciso tomar os devidos cuidados para não se expor a riscos desnecessários no mar. Nunca se aventure sozinho ou vá até locais que não tenham as condições de segurança necessárias. Tomadas as precauções necessárias, o passeio será gostoso e relaxante.

Aproveite este momento para entrar em contato com a natureza. É uma ótima experiência nadar sem ter limites, sem sentir o cheiro do cloro e tendo peixes, corais e outras belezas naturais como paisagem.

No meio de viagens turísticas muitas vezes deixamos os cuidados com o corpo de lado, pensando apenas em relaxar e descansar. Entretanto, essa é uma oportunidade para praticar a natação e aproveitar para conhecer lugares paradisíacos e maravilhosos, sem a pressão do cotidiano e podendo escolher o ritmo que mais se encaixa com a sua vontade.

Os lugares para nadar no Brasil

Na sequência, mostraremos sete lugares que são ótimas opções para nadar e mergulhar, enquanto você passeia e conhece mais o nosso país.

1. Maragogi

Cidade que fica no estado de Alagoas, a 130km da capital Maceió. Ela é conhecida por suas piscinas naturais, chamadas de galés, as maiores do estado. O banco de corais e transparência das águas atraem os turistas que procuram mergulhar em um local mais tranquilo.

2. Lagoa Azul

Um lugar de águas calmas e cristalinas, em Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro. A lagoa é uma piscina natural, que fica entre as ilhas do Macaco, Comprida e Redonda. As águas são tão claras, que até sem snorkel é possível avistar peixes e as belezas naturais da região. Procure encontrar os horários de menor movimento para conseguir aproveitar da melhor maneira.

3. Gruta do Lago Azul

Uma das excelentes opções de passeio em Bonito, Mato Grosso do Sul. Ela fica em uma profundidade de cerca de 100 metros. A água é cristalina, porém, os raios de sol deixam a coloração azulada. É uma paisagem que encanta pela riqueza de detalhes e pela incrível história que pode ser encontrada lá dentro. Para garantir o passeio, é importante reservar com antecedência, visto que só podem entrar 305 pessoas por dia.

4. Piscina natural da Barra da Lagoa

A praia da Barra da Lagoa, no leste de Florianópolis, Santa Catarina, esconde uma piscina natural que encanta quem a conhece. É preciso passar por uma trilha e alguns minutos de caminhada para chegar até a piscina, mas nada muito complicado ou desgastante. Em dias de maré baixa, haverá uma pequena prainha, nos outros, apenas um belo local para nadar a explorar a natureza.

5. Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso, que fica em Jericoacoara, no Ceará, mistura colorações de azul claro e azul escuro, proporcionando uma bela visão. É um local que tem poucas ondas e não é muito profundo, ótimo para quem precisa nadar e descansar, sem muitas preocupações.

6. Arraial do Cabo

As águas calmas e límpidas tornam o lugar uma excelente opção para quem deseja nadar e explorar a natureza. Essa é uma das melhores opções de mergulho no estado do Rio de Janeiro e é muito procurada por turistas de todo o país.

7. Ilha do Arvoredo

Está entre os melhores pontos de mergulho do Brasil. Fica localizada na pequena cidade de Bombinhas, em Santa Catarina. A boa visibilidade e a variedade de peixes atraem tanto mergulhadores profissionais, quanto aprendizes. Com 75% do seu território em área de preservação permanente, a cidade ainda reserva outras boas experiências, como caminhadas na praia, escaladas, trekking, surf, mergulho, entre outros.

A roupa ideal para aproveitar

Para conseguir tirar o máximo de proveito das experiências nesses locais, é importante estar com a roupa adequada. É bom lembrar que ao nadar na natureza, a temperatura da água não é controlada, como na piscina. Na maioria dos casos, ela está mais fria, deixando as roupas térmicas como uma boa opção. São diversas opções, como macacões que cobrem todo o corpo até camisas térmicas, que protegem apenas a parte de cima.

Os óculos de natação também são importantes para quem deseja nadar em locais abertos. Eles mantêm seus olhos secos e, acima de tudo, protegem dos fatores externos que acompanham o meio aquático no mar ou em lagoas.

Quando fabricado para lugares abertos, costumam ter uma lente maior, dando mais visibilidade e permitindo que você consiga ver todas as belezas ao seu redor. O ideal é procurar um equipamento com lentes espelhadas, para evitar que os raios do sol danifiquem seus olhos.

As toucas não são obrigatórias, mas ajudam a manter a cabeça aquecida e fora da água, devido a flutuabilidade delas. As coloridas podem ser úteis para sinalizar a sua presença, evitar colisões e para facilitar a sua localização em caso de necessidade.

Você conheceu várias opções de lugares para nadar no Brasil, agora é a hora de escolher o destino e se preparar para aproveitar o passeio. Lembre-se de tomar todas as precauções para manter a segurança, dessa forma você conseguirá aproveitar de maneira mais completa e tranquila.

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Descubra como praticar natação ao ar livre da melhor forma

Dicas

Nadar é uma opção muito boa para a saúde e pode ajudar a melhorar várias funções do corpo. Alguns cuidados devem ser tomados tanto para a atividade em piscinas quanto em locais abertos. Na natação ao ar livre, é preciso prestar atenção para evitar acidentes e garantir todos os benefícios do exercício.

Neste artigo, falaremos como a natação pode ser praticada ao ar livre, além de dar dicas sobre esse tipo de exercício e mostrar o que precisa ser feito para evitar acidentes e problemas futuros. Confira!

A natação ao ar livre

A natação ao ar livre é importante e traz até mais benefícios do que o exercício em local fechado. Não há nada que impeça esse tipo de atividade, que é útil para mudar a rotina e trazer mais ânimo para os treinos. No caso de nadar no mar ou em rios, os cuidados devem ser diferentes, pois a água é mais pesada e exige mais esforço físico.

Além disso, é sempre fundamental cuidar da respiração durante o nado. Uma respiração realizada da forma adequada pode ajudar a combater doenças e fortalecer o funcionamento do pulmão. Além disso, a técnica correta não permite a entrada de água nos canais auditivos e respiratórios, evitando problemas e dificuldades causadas pelo excesso de água nesses canais.

Dicas para fazer natação ao ar livre

Use touca para natação

As toucas são importantes para manter a cabeça aquecida e fora da água, por causa da sua flutuabilidade. Além disso, podem proteger os cabelos e, em caso de exercício no mar, servir como sinalização.

Mantenha a pele hidratada

Pelo contrato com o cloro ou outros produtos, como o protetor solar, é importante manter a pele hidratada. O ressecamento grave da pele pode causar dermatite, por isso, é importante sempre ter um hidratante por perto.

Passe creme no cabelo

Os cremes também são importantes para manter a saúde e a aparência dos cabelos. O ideal é que sejam aplicados antes de colocar a touca. Se você pratica natação regularmente, é indicado fazer hidratação, pelo menos duas vezes por semana.

Os cuidados que devem ser tomados

Mesmo com todos os benefícios, alguns cuidados são necessários para garantir uma atividade sem acidentes e sem problemas futuros. Lembre-se de colocar a segurança sempre em primeiro lugar.

Quando for nadar no mar ou em rios, procure águas mais tranquilas e que tenham supervisão. A água pode estar mais escura, mais fria e ainda tem o fator da correnteza, por isso, é importante ter cautela.

Passar protetor solar e se manter hidratado também é fundamental para a prática de exercícios ao ar livre. Esses cuidados evitam que você sofra com queimaduras ou desidratação e cãibras.

Agora que você já conhece mais sobre a natação ao ar livre, é só seguir as dicas, tomar os cuidados necessários e começar a se exercitar. Lembre-se de colocar a segurança em primeiro lugar e garantir todos os benefícios que esse esporte oferece.

Gostou de aprender mais sobre a natação? Então aproveite para ler este artigo que fala sobre a roupa certa para escolher na hora de nadar!