Natação para bebês: por que colocar seu filho para praticar?

Vida Saudável

A natação para bebês é uma atividade cada vez mais procurada pelos pais. A possibilidade de estimular e acelerar o desenvolvimento cognitivo e motor chama a atenção das famílias, que buscam as melhores opções para seus filhos.

Enquanto se desenvolvem no útero das mães, os bebês estão acostumados a lidar com a água. De modo instintivo, os pequenos fecham a boca, prendem a respiração e movimentam braços e pernas. Por isso, a natação é uma excelente opção de exercício para essa faixa etária.

Neste artigo, falaremos sobre a importância da natação para bebês, além de elencar alguns benefícios da atividade e cuidados que precisam ser tomados. Acompanhe a leitura!

A importância da natação para bebês

É importante deixar claro que o objetivo das aulas não é ensinar o bebê a nadar, mas sim estimular sua coordenação e desenvolvimento motor. A natação também é importante para a adaptação social da criança, já que as aulas costumam ser em grupo e promovem a interação entre os bebês, professores e pais.

Outro fator importante é a proximidade criada entre a criança e o adulto que está junto com ela na aula. Os pais que costumam levar os filhos para essa atividade, conseguem desenvolver uma relação de confiança e afetividade.

A natação nesse período é importante também porque aproveita as habilidades do bebê que duram até mais ou menos um ano de idade. Depois dessa fase, a atividade continua sendo importante, mas deixará de aproveitar os reflexos naturais aprendidos durante a gestação.

Os benefícios da natação

Os benefícios que a natação para bebês traz são variados e sobre alguns deles nós falaremos na sequência.

Melhora a respiração

A natação fortalece desde a musculatura torácica ao diafragma, o que facilita a troca de oxigênio e a torna mais natural. Além disso, a umidade ajuda a dilatar as vias respiratórias, facilitando a passagem do ar pelos caminhos que ele percorre no corpo. É comum encontrar relatos de melhora em casos de asma ou bronquite para quem pratica a atividade.

Facilita o sono

O sono é fundamental para crianças e depois do exercício ele é mais profundo e reparador, o que proporciona um bom crescimento e desenvolvimento para os bebês. A água também traz um efeito relaxante, que contribui para dar maior facilidade para dormir.

Fortalece a musculatura cardíaca

A natação para bebês melhora a circulação e promove a movimentação das pernas e dos braços, além de outras regiões do corpo. Esses estímulos fortalecem diversas musculaturas, dentre elas a cardíaca. Dessa forma, o coração fica mais forte e saudável, reduzindo as gorduras que ficam alojadas nas artérias próximas ao órgão.

Ativa a circulação sanguínea

Com o coração fortificado, é potencializada a capacidade de bombear sangue para todo o corpo. Desse modo, a circulação sanguínea tem seu fluxo aumentado diante da pressão da água. Com esse processo sendo feito de forma mais rápida, os nutrientes circulam com mais facilidade e são mais bem distribuídos pelo corpo. Ou seja, uma maravilha para saúde do seu bebê.

Estimula o apetite

Devido ao esforço e energia gastos, o apetite do bebê é estimulado mesmo após poucas semanas de atividade. Esse fator é importante para ajudar no desenvolvimento da criança e contribui para a maior facilidade dos pais na hora da alimentação.

Potencializa as atividades cognitivas e motoras

Os exercícios praticados na água proporcionam o fortalecimento, trabalham o equilíbrio e a coordenação motora. Esses fatores contribuem no processo de aprender a engatinhar e andar. Na parte cognitiva, as crianças aprendem a ter noções de espaço e tempo e se tornam mais independentes, pois precisam tomar as próprias decisões para se manter na água.

Aumenta a flexibilidade

Com os exercícios praticados na água, o bebê terá um alongamento maior das musculaturas do corpo. Aos poucos ele conseguirá um melhor condicionamento físico, mantendo as articulações saudáveis e diminuindo o risco de no futuro contrair doenças como artrite, artrose.

Os cuidados que devem ser tomados

Apesar dos inúmeros benefícios, alguns cuidados também precisam ser tomados antes de colocar seu filho na natação. A idade de seis meses é considerada ideal para o início das atividades, mas é fundamental consultar um pediatra antes de começar as aulas.

Na hora de escolher a academia, tenha atenção às condições de higiene da piscina. Descubra se ela passa por limpeza diariamente e se tem uma manutenção adequada. A temperatura da água também deve ser verificada.

Se possível, procure piscinas que sejam tratadas por ionização ou salinização, evitando o uso excessivo de cloro. Outra boa opção é escolher locais com piscinas cobertas, para evitar exposição ao sol, chuvas e ventos.

Procure não deixar o bebê em jejum prolongado antes das aulas e também não o alimente muito próximo da hora de entrar na piscina. Após o exercício, é interessante que o bebê tenha uma boa refeição, pois, devido ao esforço feito, o apetite é estimulado e a recuperação da energia é necessária.

Quanto ao uso de acessórios, alguns cuidados devem ser tomados. Apesar de não ser obrigatório, é recomendado o uso de fraldas especiais, que não incham nem permitam o vazamento de dejetos na água. Quanto aos óculos de natação, é preciso avaliar cada caso, mas no geral, devem ser usados a partir dos três anos. Quando necessário, procurar um par de óculos que seja adequado para bebês, buscando sempre um maior conforto para os pequenos.

A touca é um dos acessórios mais utilizados e mais importantes. Elas ajudam a manter os ouvidos protegidos e facilitam a movimentação na água. Procure sempre a mais confortável para seu filho.

Agora, você conhece mais sobre a importância da natação para bebês e quais os benefícios que ela traz. Nadar é uma atividade muito prazerosa e fundamental para as crianças, mas não se esqueça de tomar os cuidados necessários para que o exercício atinja o máximo do seu potencial e para que ele se torne um momento de felicidade para a sua família.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então aproveite para ler o artigo que fala sobre os benefícios da natação e se aprofundar ainda mais no assunto.

(POST DE EXTENSÃO) Os benefícios da natação para as mulheres e melhorias no corpo

Hammerhead

Quando falamos sobre os efeitos da natação no corpo feminino, muitas mulheres têm dúvidas que as afastam dessa atividade e as fazem escolher outras opções. O receio de ficar com ombros largos e o medo de ser um exercício que não ajuda no emagrecimento são alguns dos fatores que provocam preconceitos com o esporte.

Muitos são mitos, porém, a natação na verdade traz vários benefícios. Antes de escolher qual atividade física você vai praticar, é importante conhecer quais são as vantagens de cada uma delas.

Neste artigo, traremos alguns mitos e verdades sobre a natação para mulheres, além de mostrar alguns dos benefícios que esse exercício traz. Confira!

Os mitos e verdades sobre os efeitos da natação no corpo feminino

Existem alguns mitos que ainda afastam as mulheres da prática da natação e também algumas verdades que podem ajudá-las nessa escolha. Vamos a eles!

Alarga os ombros

Esse é um dos principais mitos da natação para mulheres. Para ficar com ombros largos e mudar a estrutura corporal você precisa praticar o esporte desde criança e em um ritmo muito intenso, assim como uma atleta profissional. Mas estamos falando de exercícios para adultos, que já têm a estrutura óssea definida e que provavelmente não terão uma rotina de exercícios muito puxada.

Danifica os cabelos

O cloro é o grande vilão dos cabelos e piscinas, verdade! No entanto, a indústria de cosméticos dispõe de inúmeros cremes que podem ser usados para a hidratação dos cabelos e manter a qualidade deles. Esse não é um motivo que impede os exercícios na água.

Gasta poucas calorias

Outro mito difundido sobre o nado. O exercício pode trazer um ótimo gasto calórico, pois movimenta várias partes do corpo. A variedade de estilos de nado contribui para aumentar o gasto, sendo ele maior do que em atividades uniformes, como as caminhadas.

Protege as articulações

A natação é uma atividade física sem impacto, o que permite que qualquer pessoa possa participar. Essa é uma verdade, pois há o fortalecimento muscular de várias regiões do corpo que ajudam a proteger o bom funcionamento das articulações.

Melhora o condicionamento físico

Uma verdade que consegue ser comprovada poucas semanas depois de começar a se exercitar. O envolvimento de vários músculos, somado à respiração coordenada, trará crescimento no seu condicionamento físico.

Os benefícios da natação para mulheres

Depois de esclarecer algumas dúvidas, vamos agora falar sobre os benefícios da natação para mulheres.

Permite a participação de mulheres de todas as idades

É recomendada para pessoas em qualquer idade. Em especial para as mais velhas, com problemas como artrite ou osteoporose, visto que ajuda a aumentar a tônus muscular, sem criar risco de lesões ósseas. Além disso, também é indicada para quem tem diabetes ou outras complicações.

Proporciona resistência e fortalecimento

A água é muito mais densa que o ar. Quando o corpo está imerso, cada movimento é como um treino de resistência, especialmente para os quadris, braços, ombros e glúteos. Por isso, além de queimar calorias, estamos adquirindo massa muscular, que influencia no aumento do metabolismo e auxilia na queima de gordura.

Estimula a perda de peso

Diferente do que muitos pensam, a natação é uma excelente aliada para o emagrecimento. O gasto de calorias durante o exercício é alto e envolve vários membros do corpo. O ideal é que as aulas sejam feitas pelo menos duas vezes por semana. Aos poucos, a resistência vai aumentando e a intensidade da atividade também pode ser intensificada.

Melhora a flexibilidade

Nadando você trabalha o corpo e o torna mais flexível, ajudando as articulações e os ligamentos a se soltarem. Movendo o corpo todo, você alonga completamente e de forma mais eficiente na água, o que ajuda em vários aspectos.

Ativa a circulação sanguínea

A junção dos movimentos corporais de braços, tronco e pernas com o trabalho respiratório na água ajuda a eliminar a gordura em volta do coração. Fortificado, ele passa a bombear melhor o sangue.

Os acessórios necessários para a natação

Para conseguir os melhores resultados e aproveitar todos os benefícios da natação é necessário usar alguns acessórios.

Os óculos talvez sejam os mais conhecidos e estão entre os equipamentos obrigatórios. Seu objetivo é impedir a entrada de água nos olhos e garantir a visão do praticante durante o exercício, sem irritações. Procure o par de óculos que se adapta melhor ao seu rosto.

A touca também é muito conhecida e, ao contrário do que costumam pensar, ela não serve apenas para proteger o cabelo. Ela é importante para manter a higienização da piscina, evitando que os cabelos se espalhem na água.

Ao escolher seu traje para natação é preciso encontrar o modelo que se adapte melhor ao seu corpo. Geralmente, o maiô é a opção mais segura e confortável para a mulher.

Agora que você já descobriu a verdade sobre alguns mitos e conheceu os benefícios da natação para as mulheres, só falta tomar a decisão de começar a nadar. Os efeitos da natação no corpo feminino são muito mais positivos do que negativos, tornando essa atividade uma excelente oportunidade para se manter saudável e fortificar várias partes do corpo.

Você gostou de saber mais sobre os efeitos da natação no corpo feminino? Então aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar mais mulheres a conhecer os benefícios dessa atividade!

(POST DE EXTENSÃO) Os benefícios da natação para as mulheres e melhorias no corpo

Hammerhead

Quando falamos sobre os efeitos da natação no corpo feminino, muitas mulheres têm dúvidas que as afastam dessa atividade e as fazem escolher outras opções. O receio de ficar com ombros largos e o medo de ser um exercício que não ajuda no emagrecimento são alguns dos fatores que provocam preconceitos com o esporte.

Muitos são mitos, porém, a natação na verdade traz vários benefícios. Antes de escolher qual atividade física você vai praticar, é importante conhecer quais são as vantagens de cada uma delas.

Neste artigo, traremos alguns mitos e verdades sobre a natação para mulheres, além de mostrar alguns dos benefícios que esse exercício traz. Confira!

Os mitos e verdades sobre os efeitos da natação no corpo feminino

Existem alguns mitos que ainda afastam as mulheres da prática da natação e também algumas verdades que podem ajudá-las nessa escolha. Vamos a eles!

Alarga os ombros

Esse é um dos principais mitos da natação para mulheres. Para ficar com ombros largos e mudar a estrutura corporal você precisa praticar o esporte desde criança e em um ritmo muito intenso, assim como uma atleta profissional. Mas estamos falando de exercícios para adultos, que já têm a estrutura óssea definida e que provavelmente não terão uma rotina de exercícios muito puxada.

Danifica os cabelos

O cloro é o grande vilão dos cabelos e piscinas, verdade! No entanto, a indústria de cosméticos dispõe de inúmeros cremes que podem ser usados para a hidratação dos cabelos e manter a qualidade deles. Esse não é um motivo que impede os exercícios na água.

Gasta poucas calorias

Outro mito difundido sobre o nado. O exercício pode trazer um ótimo gasto calórico, pois movimenta várias partes do corpo. A variedade de estilos de nado contribui para aumentar o gasto, sendo ele maior do que em atividades uniformes, como as caminhadas.

Protege as articulações

A natação é uma atividade física sem impacto, o que permite que qualquer pessoa possa participar. Essa é uma verdade, pois há o fortalecimento muscular de várias regiões do corpo que ajudam a proteger o bom funcionamento das articulações.

Melhora o condicionamento físico

Uma verdade que consegue ser comprovada poucas semanas depois de começar a se exercitar. O envolvimento de vários músculos, somado à respiração coordenada, trará crescimento no seu condicionamento físico.

Os benefícios da natação para mulheres

Depois de esclarecer algumas dúvidas, vamos agora falar sobre os benefícios da natação para mulheres.

Permite a participação de mulheres de todas as idades

É recomendada para pessoas em qualquer idade. Em especial para as mais velhas, com problemas como artrite ou osteoporose, visto que ajuda a aumentar a tônus muscular, sem criar risco de lesões ósseas. Além disso, também é indicada para quem tem diabetes ou outras complicações.

Proporciona resistência e fortalecimento

A água é muito mais densa que o ar. Quando o corpo está imerso, cada movimento é como um treino de resistência, especialmente para os quadris, braços, ombros e glúteos. Por isso, além de queimar calorias, estamos adquirindo massa muscular, que influencia no aumento do metabolismo e auxilia na queima de gordura.

Estimula a perda de peso

Diferente do que muitos pensam, a natação é uma excelente aliada para o emagrecimento. O gasto de calorias durante o exercício é alto e envolve vários membros do corpo. O ideal é que as aulas sejam feitas pelo menos duas vezes por semana. Aos poucos, a resistência vai aumentando e a intensidade da atividade também pode ser intensificada.

Melhora a flexibilidade

Nadando você trabalha o corpo e o torna mais flexível, ajudando as articulações e os ligamentos a se soltarem. Movendo o corpo todo, você alonga completamente e de forma mais eficiente na água, o que ajuda em vários aspectos.

Ativa a circulação sanguínea

A junção dos movimentos corporais de braços, tronco e pernas com o trabalho respiratório na água ajuda a eliminar a gordura em volta do coração. Fortificado, ele passa a bombear melhor o sangue.

Os acessórios necessários para a natação

Para conseguir os melhores resultados e aproveitar todos os benefícios da natação é necessário usar alguns acessórios.

Os óculos talvez sejam os mais conhecidos e estão entre os equipamentos obrigatórios. Seu objetivo é impedir a entrada de água nos olhos e garantir a visão do praticante durante o exercício, sem irritações. Procure o par de óculos que se adapta melhor ao seu rosto.

A touca também é muito conhecida e, ao contrário do que costumam pensar, ela não serve apenas para proteger o cabelo. Ela é importante para manter a higienização da piscina, evitando que os cabelos se espalhem na água.

Ao escolher seu traje para natação é preciso encontrar o modelo que se adapte melhor ao seu corpo. Geralmente, o maiô é a opção mais segura e confortável para a mulher.

Agora que você já descobriu a verdade sobre alguns mitos e conheceu os benefícios da natação para as mulheres, só falta tomar a decisão de começar a nadar. Os efeitos da natação no corpo feminino são muito mais positivos do que negativos, tornando essa atividade uma excelente oportunidade para se manter saudável e fortificar várias partes do corpo.

Você gostou de saber mais sobre os efeitos da natação no corpo feminino? Então aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajudar mais mulheres a conhecer os benefícios dessa atividade!

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Dicas

A resistência consiste na capacidade do indivíduo de manter seu fôlego mesmo diante de um grande esforço físico. Seja atleta ou praticante de natação por lazer, um dos maiores desejos de um nadador é saber como ter resistência física, já que é com essa qualidade que ele conseguirá evoluir no esporte.

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